A educação é uma ferramenta para a mudança social

Esses tipos de temas relacionados à educação devem ser discutidos para motivar os professores, bem como fazê-los perceber a importância de seu trabalho. Afinal, professores não só ensinam, mas também convertem vidas. O maior repto para as escolas é promover o aprendizado e motivar os alunos a compreender e interpretar diferentes fatos e situações. Por exemplo, os alunos precisam saber a resposta para 1 + 1, mas também ter uma ideia de como isso afeta suas vidas.

A educação é vista como um ato de cognição e mudança social, que tem algum caráter político. O resultado desse tipo de educação pode ser observado se o sujeito conseguir se colocar bem no campo de interesse.

A educação é um direito fundamental que ajuda no desenvolvimento de um país não só, mas também todos. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de conseguir um emprego. Por meio da educação garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A importância da lei de orientação e educação básica como meio de garantir o direito de toda a população ter acesso à educação gratuita e de qualidade, valorizar os profissionais da educação estabelecer o dever da união estado e municípios com a educação pública. Também envolve a formação de professores que devem atender aos pré-requisitos mínimos para o ensino.

A importância da LDB para a educação é fundamental, principalmente para os professores, que conhecem as orientações para não descumprirem seus direitos como profissionais da educação capazes de batalhar por uma educação melhor e não apenas reclamar do sistema educacional.

O problema da educação no Brasil não é a falta de leis que garantem os direitos dos alunos e professores a uma educação de qualidade, como a LDB tem bastante em seus artigos, o problema é que muitos professores desconhecem e não cobraram o cumprimento daqueles da lei, por governantes que não se preocupam em oferecer às nossas crianças e adolescentes uma educação básica de qualidade.

Na Constituição de 1988: “A educação é direito de todos, dever do Estado e da família sendo promovida e incentivada pela cooperação da sociedade o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para o exercício nacionalidade e qualificações para o trabalho.”

A lei educacional tem dois aspectos: um obrigatório e outro obrigatório. É normativo quando se manifesta por meio de legislação, seja ela federal, estadual ou municipal.

“A educação deve ser responsável pela formação do pensamento crítico, e todos concordam que deve ser responsável pela formação pessoal e humanística dos futuros cidadãos do país”. A forma como o propósito da educação é apresentado tem implicações na prática escolar do dia-a-dia.

A importância da educação para a transformação social

Segundo o professor Ainor Lotério, a educação muda à sociedade das seguintes formas:

  • Combate à pobreza
  • Crescimento econômico
  • Promoção de saúde
  • Reduzir a gravidade
  • Acesso garantido a outros direitos
  • Proteção Ambiental
  • Adiciona felicidade
  • Fortalecimento da democracia e da cidadania
  • Ajuda a entender o mundo
  • Isso nas torna cidadãos do mundo

A educação é essencial para o crescimento dos brasileiros como um todo.

Em um mundo globalizado, cada um de nós acaba competindo ou mostrando suas fragilidades em algum lugar do mundo. Ao aumentar a qualidade da educação também aproveitamos melhor às oportunidades no cenário mundial. É possível pensar a competência global como o conjunto de conhecimentos, aptidões e motivação para investigar o mundo reconhecer diferentes perspectivas, comunicar ideias e tornar-se um agente de mudança na sociedade.

A luta pela educação é o direito social mais importante que todo cidadão deve reivindicar do Estado, principalmente porque a educação provê os conhecimentos solicitados por lei.

Rogéria Severino

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter