A história da Fórmula 1, a maior categoria do automobilismo mundial.

Por Cairo Tobias.

O tradicional esporte que parava as manhãs de domingo nos anos 80 e 90 ainda mexe muito com o fã brasileiro. A Fórmula 1, com o passar dos anos, foi conquistando ainda mais o coração dos apaixonados por velocidade, mas você sabe como tudo isso começou?

Pois bem, tudo se iniciou em 1950 pela FIA ( Federação Internacional de Automobilismo) na França, quando em 10 de abril aconteceu a primeira corrida de F1. Foi o Grande Prêmio de Pau, no país europeu, sendo vencido pelo argentino Juan Manuel Fangio, no entanto, essa corrida em solo francês não fez parte do campeonato daquele ano, tendo o seu primeiro grande prêmio oficial, 1 mês depois, no dia 13 de maio em Silverstone, na Inglaterra, vencido pelo Italiano Nino Farina, em seu Alfa Romeu.

Somente na década de 70 que tivemos o primeiro brasileiro campeão da categoria, Emerson Fittipaldi que foi bi-campeão mundial, vencendo em 1972 a frente da Lotus e em 1974 pilotando sua McLaren. Mas a era de ouro do Brasil na maior categoria do automobilismo mundial, foi na década de 80, quando os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna somaram 4 conquistas.

Piquet venceu em 1981, 1983 e 1987, já Senna venceu em 1988. O brasileiro, considerado o maior piloto nacional, ainda venceu o campeonato mundial em 1990 e 1991, sagrando-se tri-campeão mundial. Recentemente, Ayrton Senna foi homenageado pela McLaren, que carrega o nome do brasileiro em seus carros na temporada 2022.

Na década de 2000, tivemos dois brasileiros fazendo sucesso na categoria. Rubens Barrichelo quando fez companhia a Michael Shumacher na Ferrari e posteriormente, Felipe Massa que também pilotou pela Scuderia Italiana, sendo vice-campeão mundial em 2008.

Infelizmente, desde que Felipe Massa se retirou da Fórmula 1, não temos mais pilotos brasileiros compondo o grid de largada desde o início da temporada. Massa fez sua última corrida em 2017. No ano de 2020, Pietro Fittipaldi fez as duas últimas corridas daquela temporada pela Hass, substituindo Romain Grosjean que sofreu um grave acidente, que o tirou do restante das corridas.

A expectativa é que possamos voltar a ver a bandeira brasileira na categoria mais disputada do automobilismo mundial, que teve nos últimos anos a hegemonia britânica pelas mãos de Lewis Hamilton, quebrada em 2021 na última volta quando Max Verstappen conquistou seu primeiro título mundial.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter