É quase impossível existir um aniversário infantil sem ele, nosso famoso e delicioso Brigadeiro. Sua origem segue duas linhas diferentes.
A origem do nome “brigadeiro” é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da União Democrática Nacional à Presidência da República em 1946.
Na campanha, ele utilizava uma propaganda que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.
O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.
As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.
Outras versões, aparentemente derivadas da história acima, narram histórias similares vinculando o doce à campanha de Eduardo Gomes, alterando, no entanto, a localidade da criação do doce e alegando que o mesmo foi criado por mulheres do Rio de Janeiro.
Já outra história diz que foi uma única pessoa.
Enquanto o mundo vivia o final da Segunda Guerra Mundial, a falta de recursos e dificuldade financeira se alastrava pelo Brasil, e assim começou um racionamento dos alimentos, e por isso era comum substituir o leite de vaca, e o açúcar, pelo leite condensado nas receitas de sobremesas. E uma das pessoas que utilizava dessa tática era a doceira Heloísa Nabuco de Oliveira, que relata ser a precursora do brigadeiro.
Vamos para a receita?
INGREDIENTES
- 1 lata de leite condensado
- ½ medida de lata de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de chocolate granulado
MODO DE PREPARO
- Você vai precisar de 30 forminhas de brigadeiro
- Com um pincel, unte um prato com um pouco de manteiga. Reserve.
- Separe as forminhas umas das outras com cuidado e disponha numa travessa pequena. Reserve.
- Numa panela, misture o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa bem, até dissolver o chocolate.
- Junte o leite condensado, a manteiga e, quando ferver, calcule 15 minutos cozinhando, sem parar de mexer, ou até aparecer o fundo da panela. Retire a panela do fogo e transfira o brigadeiro para o prato untado. Deixe esfriar.
- Numa tigela, coloque o chocolate granulado e deixe ao lado do prato com a massa de brigadeiro.
- Espalhe um pouco de manteiga na palma das mãos e, com a ajuda de 1 colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm. Passe as bolinhas pela tigela com o chocolate granulado, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas nas forminhas. Sirva a seguir.
Aline Failla Seron Giménez Villar @alineseron /@gastronomiarv