A palavra risoto tem origem italiana, “risotto”, que em tradução literal significa pequeno arroz. Existem várias histórias e lendas sobre a origem desse prato delicioso.
Sua origem é muito controversa, como não poderia deixar de ser, por se tratar de um prato tão antigo, contendo histórias variadas e algumas lendas, mas a versão mais difundida dá conta de que este prato teria surgido na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI. Neste período, o sul do país era dominado pelos Sarracenos (uma das formas usadas pelos cristãos da Idade Média para nomear árabes e muçulmanos), que introduziram o grão utilizado na preparação.
Somente em 1574 em Milão, é que surgiu um dos mais conhecidos risotos, o risoto Alla Milanese. Uma das histórias mais famosas de sua criação conta que o mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão, usava o açafrão para criar uma pigmentação amarelada em seus vitrais e deixou cair um pouco no risoto que seria servido no casamento de sua filha. Os convidados acabaram adorando a combinação, e assim surgia esse famoso prato.
Até a década de 1980, o risoto comum era feito com sobras de arroz e alimentos do dia a dia, e era mais conhecido por “arroz de forno”. Servia, basicamente, como um acompanhamento. Com o passar do tempo, no entanto, acabou por ganhar status de protagonista em lares e restaurantes.
No Brasil, o risoto desembarcou junto com a onda de imigração italiana ocorrida em meados do século XIX, onde ganhou diversas versões inovadoras. Nossa extrema criatividade culinária, aliada aos ingredientes específicos de cada região deste país continental, fez com que o prato desenvolvesse novos sabores, sendo incrementado com carnes, crustáceos, frango, pato, queijos, dentre outras delícias.
Vamos de receita deliciosa?
Risoto
Ingredientes
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
30 ml de vinho branco
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
3 xícaras (chá) de água fervente
2 tabletes de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
50 gr de parmesão ralado grosso
Sal a gosto
Como Fazer
1. Inicialmente prepare o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, coloque as 3 xícaras de água fervente e dissolva os cubos de caldo de legumes. Reserve, mantendo aquecido.
2. Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura.
3. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa, sempre mexendo.
4. Quando estiver quase seco, acrescente a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela.
5. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais.
6. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada e o parmesão.
7. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos.
8. Sirva imediatamente.
Aline Seron – Especialista em Gastronomia