Abóbora na gastronomia de Rio Verde

Aprenda a fazer uma receita com a abóbora cabotiá, uma delícia que agrada a todos.

Rio Verde conta com centenas de bares e restaurantes que oferecem aos seus moradores e visitantes excelentes opções gastronômicas para quem gosta de se deliciar à mesa. Também há vasta oferta de guloseimas nas típicas barraquinhas de lanches e petiscos das feiras, que oferecem desde galinhada até pamonhas e pasteis quentinhos. Há ainda eventos que acontecem todos os anos que propiciam à população local cultura e conhecimento sobre os sabores da região, valorizando os produtos da agricultura rioverdense, como a abóbora cabotiá. A região de Rio Verde é conhecida nacionalmente como a cidade das abóboras e, não é por acaso, pois soldados na época do império comiam abóbora pois era uma espécie nativa da região, havia muitas nas margens dos rios. Com isso, a história da cidade ficou conhecida como Rio Verde das Abóboras.

O chef de cozinha Fábio Mota ensina como preparar um Cural de abóbora:

Ingredientes:

  • 1 abóbora cabotiá de 1,5 kg
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de amido de milho
  • 2 xícaras de açúcar
  • 100 gramas de coco ralado
  • Canela para decorar o prato

Modo de preparo:

– O primeiro passo é descascar e cortar as abóboras em pedaços. Elas vão ao fogo com o leite e o açúcar por cerca de 10 minutos, ou até que chegue ao ponto ideal. O momento é quando a abóbora está se desmanchando. A gente aperta a colher e já está desmanchando, então podemos desligar o fogo.

– Em seguida, bata os ingredientes no liquidificador. Nesta etapa, acrescente o amido de milho para engrossar a mistura e, depois, volte para a panela (será preciso deixar ferver novamente para dar cozimento no amido de milho). – Então misturamos no creme o leite condensado e parte do coco ralado (deixar um pouco para decorar depois).

– Mexa constantemente para evitar que o creme grude no fundo da panela devido ao amido de milho.

– Após aproximadamente 15 minutos, o creme estará no ponto correto.

– Deixe esfriar e sirva, decorado com o coco ralado e a canela.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter