Artesanal ou Gourmet?

Muito se fala nestas duas nomenclaturas, mas será que você sabe a diferença? Hoje vou ensinar como identificar cada uma delas.

Nos últimos tempos o termo “ gourmet” ganhou todos os holofotes, não somente na gastronomia, mas também em decoração. Cozinha gourmet, varanda gourmet e claro, hambúrguer gourmet.

Afinal, o que é GOURMET?

A palavra surgiu pela primeira vez em um livro, em 1825, e tem como definição algo mais requintado e refinado da gastronomia, sendo um ingrediente ou o prato em si, ou seja, uma comida feita com ingredientes nobres e de maior qualidade, tornando-o assim, da alta gastronomia. É o chamado ideal na cultura da culinária.

Um hambúrguer Gourmet leva elementos que, consequentemente o tornam mais caros. Carnes nobres, queijos diferenciados, temperos finos e pães de diferentes origens e grãos. Além de tudo isso, conhecer as técnicas de preparo é essencial.

Um hambúrguer gourmet não tem uma receita única. Cada chef possui seu segredo, que posteriormente é muito estudado, até se chagar a um resultado que agrade. Cada ingrediente deve casar perfeitamente, para que o sabor ao todo seja surpreendente.

Artesanal

O hambúrguer artesanal nada mais é do que um hambúrguer feito manualmente.

Mas o gourmet não é feito manualmente?

Sim e não. Quando falamos em artesanal, o produto não deve ser industrializado. Tudo deve ser feito no próprio restaurante. O hambúrguer gourmet tem ingredientes finos, mas eles podem ser industrializados, ou seja, não artesanais. Portanto, um hambúrguer gourmet pode ou não ser artesanal, assim como um artesanal pode ou não ser gourmet. Tudo depende de como é feito todo o processo.

E os lanches tradicionais?

Os lanches tradicionais mais conhecidos como “X”-ALGO, levam ingredientes mais simples, como milho, bacon, alface, ovo entre outros, isso faz que não sejam gourmet. De qualquer maneira, eles podem ser artesanais, se os ingredientes utilizados não forem industrializados.

Há pessoas que amam um gourmet e odeiam um tradicional, e também há pessoas que pensam totalmente ao contrário. A escolha de um tipo de lanche é algo muito pessoal. Eleja o que você ama e vá onde você confia.

Por: Aline Failla Seron

@gastronomiarv

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter