As 4 formas de aumentar a autoeficácia.

Muitas pessoas acreditam que metas estão muitas vezes ligadas a objetivos empresariais e ao retorno financeiro.

Mas na realidade todos nós precisamos de objetivos para nossas próprias vidas.

“A teoria da fixação de objetivos, proposta por Edwin Locke e Gary Latham (1981), parte do princípio de que as metas devem possuir características que podem provocar um maior nível de motivação, uma vez que a falta de motivação, muitas vezes, deixa o indivíduo sem direcionamento.”

Segundo os autores os objetivos podem ser definidos pelo tipo de conteúdo envolvido (simples ou complexo) ou pela intensidade, ou seja, a importância que esse objetivo é para cada indivíduo.

O grau de complexidade de cada objetivo determina as estratégias que serão usadas por nos para alcançar esses objetivos.

Na intensidade ou importância influencia o esforço e a persistência empregada para atingir. E para que o objetivo seja atingido é preciso que ele seja valorizado, lembrando que esse é um processo interno e pessoal de cada um. Objetivos conscientes afetam nossas ações. 

Edwin Locke e Gary Latham concluíram em seus estudos que uma vez aceito e compreendido o objetivo permanece na periferia da consciência como referencia para orientar e dar sentido as ações mentais e físicas subsequentes.

O mais importante para atingir um objetivo é a autoeficácia de acordo com Albert Bandura que desenvolveu esse conceito, a autoeficácia pode ser definida como uma confiança especifica que uma pessoa possui na realização de uma tarefa.

Ou seja é a crença que a pessoa possui em sua capacidade de atingir objetivos.

Os 4 caminhos apontados por Albert Bandura para aumentar a autoeficácia:

  1. Nossa própria história e os objetivos que conquistamos no passado; (se já conseguimos antes porque não vamos conseguir de novo);
  2. Caminho do aprendizado social a inspiração para o cliente pode vir de outras pessoas que eles admiram e do exemplo que elas deixaram;
  3. Expectativas diante de um objetivo; quanto mais motivado o cliente estiver maior será a sua crença que vai ser capaz de alcançar;
  4. Acumular e celebrar pequenas vitórias; (o cliente precisa ser orientado a dividir um objetivo mais complexo em pequenas metas;

O objetivo é aquilo que você pretende conseguir.

A meta é a segmentação do objetivo, ele é o marco que precisa ser ultrapassado para atingir o objetivo.

Você gostaria de aumentar sua autoeficácia?

Grande abraço cheio de energia positiva.


Por: Márcia Guimarães

Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira

@assertivaassessoria_

assertivaassessoria@gmail.com

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