Muitas pessoas acreditam que metas estão muitas vezes ligadas a objetivos empresariais e ao retorno financeiro.
Mas na realidade todos nós precisamos de objetivos para nossas próprias vidas.
“A teoria da fixação de objetivos, proposta por Edwin Locke e Gary Latham (1981), parte do princípio de que as metas devem possuir características que podem provocar um maior nível de motivação, uma vez que a falta de motivação, muitas vezes, deixa o indivíduo sem direcionamento.”
Segundo os autores os objetivos podem ser definidos pelo tipo de conteúdo envolvido (simples ou complexo) ou pela intensidade, ou seja, a importância que esse objetivo é para cada indivíduo.
O grau de complexidade de cada objetivo determina as estratégias que serão usadas por nos para alcançar esses objetivos.
Na intensidade ou importância influencia o esforço e a persistência empregada para atingir. E para que o objetivo seja atingido é preciso que ele seja valorizado, lembrando que esse é um processo interno e pessoal de cada um. Objetivos conscientes afetam nossas ações.
Edwin Locke e Gary Latham concluíram em seus estudos que uma vez aceito e compreendido o objetivo permanece na periferia da consciência como referencia para orientar e dar sentido as ações mentais e físicas subsequentes.
O mais importante para atingir um objetivo é a autoeficácia de acordo com Albert Bandura que desenvolveu esse conceito, a autoeficácia pode ser definida como uma confiança especifica que uma pessoa possui na realização de uma tarefa.
Ou seja é a crença que a pessoa possui em sua capacidade de atingir objetivos.
Os 4 caminhos apontados por Albert Bandura para aumentar a autoeficácia:
- Nossa própria história e os objetivos que conquistamos no passado; (se já conseguimos antes porque não vamos conseguir de novo);
- Caminho do aprendizado social a inspiração para o cliente pode vir de outras pessoas que eles admiram e do exemplo que elas deixaram;
- Expectativas diante de um objetivo; quanto mais motivado o cliente estiver maior será a sua crença que vai ser capaz de alcançar;
- Acumular e celebrar pequenas vitórias; (o cliente precisa ser orientado a dividir um objetivo mais complexo em pequenas metas;
O objetivo é aquilo que você pretende conseguir.
A meta é a segmentação do objetivo, ele é o marco que precisa ser ultrapassado para atingir o objetivo.
Você gostaria de aumentar sua autoeficácia?
Grande abraço cheio de energia positiva.
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira
@assertivaassessoria_