Como funciona o arquivamento de imagens em hospitais

A cada dia aumenta o número de exames solicitados e realizados dentro de clínicas, centros médicos e hospitais.

Infelizmente, ao transitar entre os setores com exames e outros documentos médicos, é impossível não acabar perdendo algum destes documentos. Além disso, também existe o fator tempo, que pode contribuir para o desgaste dos materiais e a perda das informações neles contidas.

Pensando em uma forma de manter o histórico desses exames e reduzir os custos, surge o PACS, que é um sistema de arquivamento de imagens que pode funcionar de modo integrado entre o departamento de radiologia, as estações de trabalho e a telerradiologia.

Conheça o PACS

PACS nada mais é do que o serviço de arquivamento digital de imagens. Esse arquivo funciona como um banco de dados para os exames realizados por determinada clínica, centro de saúde ou hospitais.

Nos PACS os arquivos são salvos no formato DICOM. Em inglês, DICOM quer dizer “Digital Imaging and Communications in Medicine”, que podemos traduzir para “Imagem digital e comunicações em medicina”.

O formato DICOM é padrão e por isso é utilizado nos PACS. Esse padrão representa regras e normas que devem ser seguidas por todas as clínicas para manter a qualidade das imagens e garantir que os dados que estão sendo armazenados sejam de qualidade e referência.

Esse sistema de arquivo foi criado para agilizar e facilitar os processos realizados por aparelhos de imagens, tanto para auxiliar a equipe técnica a ter acesso rápido às imagens, quanto para ajudar a equipe médica e fazer diagnósticos mais precisos.

 

Como funciona o PACS?

O PACS surgiu para facilitar a comunicação entre os ambientes que precisam interagir entre si.

Em síntese, a sistema de arquivamento de imagens (PACS) funciona da seguinte maneira:

1- Inicialmente, os aparelhos utilizados nos exames captam as imagens das partes internas do corpo;

2- Após a captação das imagens, estas são enviadas para um computador que contém um servidor de imagens; Nessa parte do processo já é definido o formato em que a imagem será salva;

3- Após as imagens serem salvas em um servidor local (computador) elas também são enviadas para a nuvem (um local seguro na internet). Essa parte é muito importante pois mesmo que haja alguma perda nos dados do computador local, as imagens estarão seguras na nuvem.

4- Agora que as imagens já estão salvas na nuvem, elas ficam disponíveis para serem acessadas de forma online ou off-line, em diversas estações de trabalho.

5- Enfim, os arquivos podem ser visualizados por médicos, pacientes ou técnicos da saúde, desde que estes estejam aptos para acessar o sistema de armazenamento.

 

Como as imagens são armazenadas?

No sistema de arquivamento de imagens, as imagens médicas são armazenadas tanto em um computador local (servidor) quanto na nuvem (Internet).

A vantagem desse armazenamento é que nele é possível salvar milhares de imagens sem perder a qualidade da visualização.

Além disso, o PACS possibilita que os exames sejam encontrados de forma rápida independente do tempo em que o exame foi realizado.

 

Quais são os benefícios?

Existem diversos benefícios em utilizar um sistema de arquivamento de imagens. Alguns desses benefícios são:

  • Não existe extravio de laudos: quando se lida com muitos documentos e muitos papéis é inevitável que ocorra algum extravio ou perda de laudos. Por se tratar de informações médicas valiosas, a segurança de não haver mais perdas ou extravios de laudos é uma grande vantagem na obtenção do serviço de PACS;
  • Imagens médicas em nuvem: como as imagens ficam salvas em nuvem, o acesso é facilitado para a equipe, que pode compartilhar os resultados dos exames de forma mais rápida e eficiente;
  • Segurança de informação: como as imagens são salvas em alta qualidade, os médicos têm acesso a arquivos de qualidade e conseguem fazer diagnósticos precisos. Isso contribui diretamente para um atendimento de qualidade entre médico e paciente.

Além disso, com a redução da burocracia, os processos acontecem de forma mais fluida e consequentemente todos os envolvidos conseguem alcançar os resultados esperados de forma simples e eficaz.

 

Conclusão

O sistema PACS chegou para facilitar a vida de clínicas médicas e hospitais que precisam arquivar de forma física os diversos exames realizados diariamente nestes locais.

Acima de tudo, esta é uma forma de conservar em segurança essas informações médicas que são tão importantes para manter o histórico do paciente.

As PACS representam o avanço tecnológico que chega na área da saúde, reduzindo a burocratização de diversos processos e unificando o sistema de comunicação entre os setores da saúde.

Outra vantagem que o sistema oferece é a facilidade do seu manuseio. Por ser um sistema simples, é fácil de ser compreendido e utilizado, o que frisa a melhoria nos processos e aperfeiçoa o atendimento aos pacientes.

Concluindo, contar com uma empresa que faça a gestão desse sistema de arquivamento de imagens é caminhar junto com a tecnologia e contribuir para o desenvolvimento dos setores da saúde.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter