Quem aí já ficou na dúvida sobre a melhor maneira de harmonizar vinho e peixe? O objetivo de combinar o tipo de vinho com o peixe certo, é garantir que os sabores sejam valorizados durante a refeição, garantindo uma experiência gastronômica única.
Cada peixe possui a sua especificidade. Existem grandes diferenças no sabor, na textura e até na origem de todos eles. Deste modo, há diferentes tipos de vinho para diferentes pratos. A forma de preparo também é um critério muito importante na hora da escolha.
Talvez você já deve ter ouvido falar que vinhos brancos são ideais para harmonizar peixes e frutos do mar. Realmente, os rótulos brancos combinam bem com esse tipo de prato, mas não são os únicos. Vinhos tintos leves, vinho rosés e espumantes também são ótimos para se harmonizar.
Quando for harmonizar um vinho com pratos à base de peixes o melhor é se guiar pelo tipo de peixe. Por isso, vamos abordar separadamente os tipos mais comuns.
Salmão
Muito comum no Brasil, o Salmão pode ser servido com espumante Rosé. Ele é leve e cheio de frescor, ideal para quem quer começar a experimentar algo diferente dos brancos. O Pinot Noir, é um vinho tinto e leve que também pode ser uma alternativa eficiente.
Bacalhau
Nossos colonizadores portugueses nos influenciaram diretamente em inúmeros aspectos culturais e a culinária é um forte exemplo disso.
Para acompanhar esse verdadeiro ícone da culinária lusitana a melhor recomendação são os vinhos portugueses, principalmente aqueles produzidos na região dos Vinhos Verdes. Se for servida somente a posta, é possível escolher um vinho com passagem por barrica de carvalho como alguns Verdejos Espanhóis.
Atum
Este peixe deve ser consumido em sua forma selada, os acompanhamentos nesse caso podem ser diversos, como um arroz selvagem ou um purê de mandioquinha.
Vinhos brancos produzidos com a uva Pinot Grigio são uma boa sugestão para harmonizar com o atum.
Linguado
O linguado é leve, delicado e com pouca gordura em sua extensão. Sendo assim, ele é comumente acompanhado de saladas ou arroz integral para não quebrar seu lado light e suave.
É interessante harmonizá-lo com um Chardonnay ou Sauvignon Blanc, no caso dos brancos.
Qual é o seu favorito?
Aline Seron @gastronomiarv e @alineseron