Como migrar da contabilidade analógica para a digital?

Inicialmente, o papel deve ser substituído pelo digital e que essa transição ocorra de forma facilitada, mudança de cultura é essencial, no entanto, avaliar o perfil de cada cliente é essencial. 

 Comece estudando o perfil de cada cliente para identificar as oportunidades, além de mapear as oportunidades de mercado. Procure entender como as soluções digitais podem impactar no segmento de atuação de cada cliente e como estas podem contribuir com o negócio da empresa contábil, no sentido de gerar valor para as partes. Também, não deixe de avaliar o que os concorrentes estão oferecendo para que o seu serviço se diferencie dos demais, no entanto, sempre focar na satisfação do cliente diante do uso das tecnologias. 
 
Sabe-se que, que nem todos são adeptos ao uso de tecnologias, portanto, conhecer o cliente e mirar a contabilidade digital para o público específico é importante para alcançar as oportunidades e objetivos. Lembre-se, focar na satisfação do cliente nunca é demais.
 
Escolher as tecnologias que se adequam às necessidades personalizadas de cada cliente é o momento mais difícil no processo de migração para a era digital. Inicie com uma plataforma de gestão contábil, capaz de interagir a empresa contábil aos clientes, organizando todas as informações online. Além disso, é necessário contar com o apoio de ferramentas de comunicação, sistema interno de gestão de negócio e plataforma para gestão de tarefas.
 
O uso de ferramentas tecnológicas não é o suficiente para migrar para a contabilidade digital, é preciso a mudança de cultura de sua empresa contábil, tendo em vista que estar sintonizados às tecnologias para atuarem em um novo ritmo irá contribuir para o sucesso da contabilidade digital. Portanto, comece por ações menos ríspidas como, evitar impressões em papel, digitalização de arquivos, migração de dados para sistema em nuvem e utilização de ferramentas de controle de atividades.
 
Para que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas no sentido de alcançar a eficácia é necessário o treinamento para a equipe. Ofereça treinamentos e capacitações para preparar e engajar a equipe, visando o bem-estar do time para contribuir com a produtividade. Pois, quando todos vivem as tecnologias diariamente, a probabilidade de se ter uma empresa contábil 100% digital é possível. Também, é importante, quando possível, capacitar o operacional do cliente para que estes engajem também as plataformas de comunicação com a empresa contábil.
 
Face ao exposto, crie uma proposta de valor, mostrando todos os benefícios dos serviços digitais, bem como, mostrar um novo pacote de soluções e novas promessas para o cliente, principalmente a eficiência, agilidade, segurança, transparência e conectividade do mundo digital. Consequente, faz-se necessário a divulgação da empresa contábil digital através de marketing para divulgar seu negócio e alcançar novos públicos com alto potencial. Portanto, crie a identidade online de sua empresa contábil e amplie suas oportunidades de mercado.
 
 
Ivone Vieira 

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter