Como será a escola do futuro?

Segundo a série documental “Escuela del Futuro “, disponível na Netflix, que contou com a participação de diversas lideranças da educação de renomadas universidades, o ambiente em que as crianças são expostas desde os primeiros anos de vida é fator determinante para o seu desenvolvimento.

O documentário analisa duas áreas do encéfalo responsáveis pela linguagem, chamadas Verruma e Wernicke (nomes dos pesquisadores que descobriram suas funções). A área de Wernicke é crítica para a compreensão da linguagem e a área de Verruma é crítica para a produção da linguagem.

O desenvolvimento dessas áreas está diretamente relacionado à exposição do indivíduo à linguagem “não da tevê, mas de pessoas reais”.

“A melhor coisa de ser criança é que seu cérebro é extraordinariamente plástico. Ele é receptivo às mudanças de maneiras muito diferentes e únicas. Isso é chamado neuroplasticidade Isso é variabilidade cerebral baseada na experiência”. Escola do Futuro (documentário Netflix)

A prova disso é o estudante paulista de 14 anos, Arthur Gonzalez Regueira, que já auferiu seu certificado de inglês pela universidade de Cambridge, e alguns artigos foram editados sobre ele na mídia. Arthur iniciou seus estudos aos oito anos de idade utilizando a metodologia YOU no colégio Anglo, SP. Budílio Regueira, pai do aluno, expressou sua satisfação com a escolha do modelo educacional do filho: “A proposta do programa era integrar a língua inglesa ao dia a dia de uma forma muito natural. Ele teria aprendido como português, achamos esse método interessante e resolvemos experimentar”.

O Colégio Objetivo, em Campinas / São Paulo, é outra agência que oferece programas bilíngues aos alunos. Gabriela Nunes, diretora da escola relata os resultados obtidos desde a adopção desta proposta: “Temos tido uma excelente receptividade das famílias dos alunos porque oferecermos um programa bilíngue de qualidade dentro da escola regular, então os pais notam que é muito melhor do que procurar inglês em outro curso fora desse ambiente”.

Gabriela ficou satisfeita com a melhora do corpo docente. Assim como o treinamento e os conselhos recebidos da equipe do programa “Isso melhora muito a experiência do instrutor. Nada é completamente determinístico. O professor também se oferece para apresentar ideias. venha para a sala de aula Tudo isso é uma forma de trabalharmos juntos dentro do programa”.

Conheça o status de escola inovadora baseada no compromisso do Vale do Silício e inspire-se na proposta educacional desta instituição localizada no principal polo tecnológico do mundo.

“A escola do futuro será inclusiva para os jovens, aprimorando sempre para atendê-los onde quer que estejam e levá-los onde precisam para ter sucesso na vida e realizar seus sonhos”. Escola do Futuro (documentário Netflix).

Continue lendo estes artigos para saber se sua instituição já está no caminho certo ou pode adaptar essa dica para se tornar uma escola do futuro. Teremos mais dicas sobre esse assunto.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter