Existe uma série de fatores que influenciam na amamentação e é fundamental que a mãe, se possível ainda durante a gestação, se prepare buscando conhecimento para entender e conhecer o máximo que puder sobre esse processo tão bonito mas ainda assim tão desafiador que é vivenciar a experiência da amamentação exclusiva.
Em primeiro lugar, é necessário que a mãe (e a sua rede de apoio também!) tenha a consciência de que o início da amamentação é um momento de aprendizado. Tanto para as mães, quanto para seus filhos. Apesar de ser um processo natural, ele requer muita paciência e dedicação. No caso do bebê, por exemplo, apesar dele já nascer com instinto para a sucção, em muitos casos ele não consegue fazer a extração do leite no peito e ele precisa aprender a sugar, extrair, mamar e engolir, garantindo a sua nutrição.
No caso das mães, uma dica muito importante é aprender a fazer a própria ordenha. Quando a mãe aprende as melhores técnicas e estratégias para ordenhar seu leite materno, além de ajudar o bebê durante a extração do leite, principalmente no início do processo, ela pode ajudar a aliviar as mamas cheias quando a produção de leite for maior que a demanda do bebê. Desta forma ela pode aliviar as mamas muito cheias e, inclusive, evitar desconfortos e outros problemas relacionados, como a mastite.
Regina Severino @reginaseverino_consultora