A mudança no modo de se vestir foi um dos efeitos percebidos durante a pandemia. Essa tendência de se vestir para se sentir bem e feliz durante esses tempos difíceis é conhecida como “dopamine dressing”, que, numa tradução livre, significa vestir-se de dopamina. A Dopamina é um neurotransmissor responsável por diferentes funções no cérebro, ela influencia o humor e a sensação de bem-estar.
Moda dopamina é a palavra do momento, ela vem do sentimento de felicidade em vestir as roupas, da necessidade de aos poucos voltar à normalidade após o período de pandemia. E a moda acima de tudo é um reflexo social, e ela exemplifica ao mudo o que estamos vivendo.
Vamos ver a moda dopamina representada de forma física nas coleções que estão chegando nas lojas, e ela nada mais é do que expor nossa felicidade em forma de roupas externalizando toda a alegria e felicidade. A Moda Dopamina prega para que a gente passe a usar roupas mais alegres, com cores vibrantes e que te façam se sentir bem, e vale aquelas peças com valor sentimental, para que a gente fique mais feliz, e tenha um efeito positivo com o que vestimos.
Saem de cena as cores mais neutras e entram peças com mais cores. E vale usar o círculo cromático para fazer essas combinações, ou fazer um mix de estampas. O negócio é ousar. Mas vale lembrar que é fundamental respeitar o seu estilo pessoal, sendo uma ótima oportunidade para se conhecer melhor, e saber realmente as cores que te fazem se sentir bem.
Como aderir a Moda Dopamina?
Se você for do tipo menos ousado nas cores, não significa que você não pode ter um toque de Moda Dopamina no seu armário, e nesse caso, a dica é investir em acessórios coloridos para finalizar o seu look.
Quem procura referências na internet vai encontrar looks super coloridos, com brilho, estampas alegres e combinações divertidas. O autoconhecimento vai favorecer quem quer praticar Dopamine Dressing no dia a dia. Preste atenção nas coisas que você veste, seja a modelagem da roupa, cores, elementos e comece a trazer esses elementos para o seu dia a dia.
Podem ser usadas em qualquer estação. Não tenha medo de ousar e misturar as cores. Em outras palavras, não há regras para esse mix inusitado, mas tonalidades da mesma matiz podem proporcionar um visual interessante, como misturar o rosa e o vermelho, pink e lilás, o laranja e rosa ou ainda o verde menta e azul mais escuro.
Looks monocromáticos e em tons neons ou ácidos também fazem sucesso em modelagens que passeiam das mais ajustadas e croppeds, no estilo alfaiataria até as oversized e com jeito streetwear.
Tons vibrantes como o roxo, rosa, amarelo, verde limão, laranja, tudo muito chamativo, e essas cores já são encontradas não apenas em forma de roupas, mas também os acessórios como: sapatos, óculos, cintos, bijuterias e outros.
Texturas, cores, formas, estampas multicoloridas, tudo isso vem com muita força. A moda nunca foi tão divertida, alegre e tão libertadora como agora. Com isso podemos notar o quão a moda reflete e transcende, nos permitindo colocar tudo pra fora, tudo que sentimos e vivenciamos no momento. E ela vai moldando e traduzido tudo para que nós possamos expor nossos sentimentos através do vestir, é uma moda que veio pra somar.
Assim como a trend do brilho, sofisticação e glamour trás essa felicidade, renovação e desejo por dias melhores. O mais importante é utilizar a tendência para expressar os bons desejos e se divertir.
![](https://gruposociety.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Entenda-a-Moda-Dopamina-.jpg)
Por: Glaciene Forte
Uma resposta
Muito interessante a moda Dopamina. Usar as cores das roupas para nos sentir melhor principalmente nesse momento .