Estilo vs Tendência

Muitas vezes na correria do dia a dia realizamos compras de determinados itens porque achamos que precisamos talvez influenciados pela mídia, redes sociais, por outras pessoas, ou simplesmente pelo “status”. E é aí que você observa que já possui muitas coisas, mas ao mesmo tempo “não tem nada”. Abre o guarda-roupa e mesmo realizando compras mensais ou semanais percebe que “não tem nada para vestir”!

Você se identificou com esta famosa frase? Quem nunca! Algo que começou a mudar quando comecei a observar antes de adquirir novas peças quais eram os itens que eu realmente precisava e se estes produtos iriam combinar com o que já possuo.
Antes de falar exatamente sobre o objetivo proposto, vou comentar sobre um assunto bem pertinente e que gera muita dúvida ainda: a diferença entre tendência e estilo. 

Tendência
A tendência é uma antecipação da moda, pois ela surge por meio de pesquisas, análise de comportamento das pessoas e abrange um amplo conhecimento, mas ela pode não virar moda. Como exemplo, podemos citar o que as pesquisas apontam sobre a calça de cintura baixa que deve estar em alta para o verão 2023. Mas pode acontecer que as mulheres acabem optando por continuar dando preferência por calças de cintura alta e não aderir a essa tendência. 
As tendências não irão direcionar um produto específico e sim algo mais “superficial”. Cores, modelagens, texturas. Com essas informações os designers de produto e de moda somam ao tema de sua coleção e aí sim produzem o que apostam.

Estilo 
O estilo é autêntico, único, e representa quem somos como um todo. É o famoso “street style” – que nada mais é do que aquela moda de rua cheia de personalidade.  Estilo é algo que já é seu ou está dentro de você. Têm a ver com seu jeito, características, gostos pessoais, estilo de vida, humor, estado de espírito e tudo que te constitui. Nosso estilo pode sofrer influência de moda ou tendência, mas nós não usamos a moda ou a tendência se não fizer sentido pra nós ou nosso estilo. É quando você sabe quem é sua verdadeira identidade, sem se deixar afetar pelo meio. É quando você usa e ponto, se está na moda ok e se não está ok também. Se for tendência legal, se não for, não tem problema. Você não deixa de usar ou começa a usar algo pelo fato de ser tendência. Você usa o que te representa e ponto final. Isso é ESTILO!

Como conciliar tendências com meu estilo pessoal?

Não é difícil identificar um fashion victim (vítima da moda). Dê uma olhada na blogosfera fashion e você encontrará aos montes. Essas pessoas não conseguem encontrar seu próprio estilo (ou talvez esse seja mesmo um estilo), estão à mercê de tudo que é novo, gostando ou não. Não conseguem dar um toque pessoal a cada look, o que os deixam sem personalidade. E mais, não sabem que moda sustentável também está na moda. Um bom profissional da área ou um bom fashionista é aquele que sabe adequar a tendência da estação ao seu estilo. Sabe que estilo traduz a subjetividade de cada um e, mesmo que se modifique ao longo do tempo, expõe o “eu” verdadeiro. 
O que podemos fazer para não virar um cabide de várias tendências, e acabar perdendo nossa identidade? 
Conhecer melhor a si mesmo e construir um estilo que tenha a sua cara. Um estilo é formado de acordo com as vivências pessoais e sociais de cada um, além dos gostos, é claro. Um gênero musical, um perfume, uma fase da história que mais lhe chame a atenção e até mesmo o seu lifestyle (estilo de vida), são fatores que podem te ajudar a construir o seu estilo. Uma dica: crie uma pasta e arquive tudo que você goste em redes sociais, pinterest, instagram, sites de moda, fotos de famosos, objetos, design, pessoas, comidas, paisagens, etc. Depois pegue todas as cores, formas e referências que dali saiu, anote, e comece a se conhecer melhor. E não é preciso abandonar as tendências da moda por causa disso. Conhecendo bem a si mesmo, você consegue adaptar qualquer tendência à sua maneira de vestir sem parecer um produto da mídia fashion.
 
@glaciene.forte

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter