Baseado no princípio de que todos conhecem, por experiência, o ambiente escolar, temos a errônea noção de que entendemos o quanto ele pode ser vasto.

Prova disso, é que por algumas décadas popularizou-se no Brasil, instituições de pré-vestibular que abusavam psicologicamente dos estudantes como forma de motivá-los, traduzindo, o método de ensino era a humilhação gratuita. Portanto, o ilusionismo vem dessa visão de que só existe resultado se houver dano, o que chega a ser ridículo na minha opinião. O famoso “no pain, no gain” se tornou símbolo de esforço, sem analisarmos que certas perdas são IRREPARÁVEIS.
Ainda que tais visões ultrapassadas sejam usadas, hoje sabemos que esses ambientes tóxicos têm seus dias contados. Analisando a neurociência do aprendizado, conseguimos entender como o cérebro aprende de fato e que traumatizar os estudantes é a pior maneira de obter resultados.
Pensando nisso tudo, alguns colégios têm superado as expectativas de aprovação por entender que o caminho deve ser leve e humanizado.