O novo Ensino Médio 2023

“O novo ensino médio é resultado da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pela lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017”. Entre as mudanças estão o aumento da carga horária, um novo plano de estudos e ensino voltado sobre formação profissional e treinamento.

A proposta inclui:
Menos aulas;
Maior participação dos alunos
Aumento no projeto Workshops, cursos e seminários.

Ao harmonizar os currículos escolares em nível nacional, o Ministério da Educação (MEC) pretende coordenar a aprendizagem dos alunos nas redes pública e privada de todo o país reduzindo as disparidades regionais e de conteúdo e as lacunas nas trajetórias de aprendizagem.

Resumo do Novo Ensino Médio
Começou as operações em 2022.
Será implantado de forma sequencial, a partir do primeiro ano do ensino médio.
Será dividido em base Nacional de Formação Geral (BNCC) e Itinerários Formativos.
Os alunos do ensino médio escolhem qual processo formativo querem estudar.
A carga de trabalho escolar aumentará.
O Enem passará por mudanças para se adaptar ao Novo Ensino Médio em 2024.

O que acontecerá com a nova escola secundária?
O Novo Ensino Médio será dividido em base Nacional Habitual Curricular (BNCC), obrigatória, e Trilha de Aprendizagem, escolhida pelos alunos.
Embora a lei tenha sido sancionada em 2017, a implementação da Nova Escola Secundária começou no ano letivo de 2022. As mudanças serão implementadas em incrementos e por turma. 

2022: Atividade para o ensino Médio 1º (BNCC);
2023: Atividade para 1º e 2º Anos do ensino Médio (BNCC);
2024: Início com todas as escolas secundárias (BNCC para 1º e 2º ano e Currículo para 3º ano).
Quanto à carga trespassa de 2.400 para três mil horas. Do total, pelo menos 1200 horas (40 %) serão gastas em seu cronograma de estudo.
A persistência dos alunos em sala de aula aumenta de quatro para 5 horas diárias. Com o aumento do número de escolas em tempo integral, o MEC quer aumentar a carga horária para sete horas no futuro.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O Currículo Habitual Nacional (BNCC) é um cronograma que contempla os dois primeiros anos do ensino Médio. Isso é obrigatório e comum a todos os alunos das escolas brasileiras.
A BNCC é composta pelas seguintes disciplinas:
Português;
Matemática;
História;
Geografia;
Biologia;
Física;
Química;
Literatura;
Língua Estrangeira;
Arte;
Sociologia;
Filosofia;
Educação Física.
Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio

Curso de estudo no New High School
Os percursos de Formação são as áreas em que os alunos podem aprofundar os seus estudos a partir do segundo semestre do 2º ou 3º ano do Bacharelado ou equivalente.
Os alunos podem escolher entre as seguintes faixas:
Linguagens;
Matemática;
Ciências da Natureza;
Ciências Humanas e Sociais;
Formação Técnica e Profissional.

Os alunos poderão escolher um ou mais caminhos de aprendizagem. Também conhecido como o caminho de aprendizagem. No entanto, as escolas não são obrigadas a fornecer todas as rotas.
A língua portuguesa e a matemática são disciplinas obrigatórias em todos os níveis do ensino secundário.
Projeto de vida no ensino médio

Uma parte do Novo Ensino Médio será dedicada ao projeto de vida dos alunos. Os professores ajudam os alunos a pensar sobre o que desejam no futuro, quais oportunidades existem no aprendizado e como tomar decisões de acordo com seus objetivos.
Os pilares sobre os quais professores e alunos trabalham tornam-se objetivos pessoais, sociais e profissionais. O projeto de vida pode ser trabalhado como disciplina isolada ou nas diversas áreas de estudo do Novo Ensino Médio.
O projeto leva em conta os aspectos sociais, culturais e regionais dos alunos de todo o país e deixa a escola a cargo dos métodos de estudo.

Cooperação na New High School
As escolas poderão estabelecer parcerias com universidades estaduais e federais. Instituição federal e secretarias de educação para oferecer disciplinas de cursos e atividades. As alianças com o setor produtivo também podem ser firmadas por escolas tecnológicas e de Formação Profissional.
Exames do ensino Médio Nacional (Enem) devem ser mudados para coincidir com o Novo Ensino Médio. A adaptação curricular está prevista para 2024, altura em que os exames do primeiro dia serão constituídos por áreas da BNCC, e no segundo dia serão compilados com base no percurso formativo com referência ao curso de formação continuada pretendida pelo aluno.
Atualmente o Enem é o mesmo para todos os participantes abrangendo todas as áreas de ensino: linguagem e código, humanidades, ciências naturais, matemática e redação.

Rogéria Campos @rogeriacamposramos

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter