A teoria do FLOW (também conhecida como experiência otimizada) foi desenvolvida pelo professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi, segundo ele o FLOW é um modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado.
FLOW é o estado psicológico que acompanha atividades altamente envolventes, é uma motivação intrínseca existente por trás de um resultado da atividade uma motivação que não seria externa à própria ação, mas presente nela mesma.
Por exemplo, o artista que cria uma obra de arte tende a passar horas fazendo sua atividade, sem se dar conta que o tempo passou. O motivo seria o fato da própria atividade ser a motivação desse artista e não o seu resultado.
O momento do FLOW é não emocional e não consciente segundo o pesquisador Csikszentmihalyi. Ele pode ser descrito como a experiência de trabalhar em capacidade máxima. Por um lado, não precisamos ser expert em determinada atividade para atingir
O FLOW, por outro lado, o desafio de atingir o FLOW muda quando nossas habilidades para aquela atividade são aprimoradas (Peterson, 2006).
Segundo Csikszentmihalyi ele relaciona o estado de FLOW ao engajamento nas atividades pessoais e profissionais que desenvolvemos em nosso cotidiano e, assim, aumentar a nossa satisfação com a vida, já que assim nos sentimos bem ao realizar nossas atividades diárias.
Características:
FLOW é um estado mental de funcionamento em que, ao realizarmos determinada atividade, mergulhamos em uma sensação de foco energizado, envolvimento total e fluidez no processo de realização, daí o nome FLOW que significa FLUIR.
No FLOW, as emoções não são apenas contidas e canalizadas. São, também, positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.
Gostou de saber o que é FLOW?
Grande abraço cheio de energia positiva.
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira.
Analista comportamental ADV.
@assertivaassessoria_