O que é marketing?

Dentre as centenas de definições de Marketing que estão disponíveis, vamos falar daquela que foi desenvolvida pela maior entidade de Marketing mundial: a American Marketing Association (AMA).

A Associação Americana de Marketing é uma das principais referências sobre estudos e tendências de mercado na área, o que faz todo sentido por estar situada em uma das nações mais consumistas do mundo, os Estados Unidos. 

Definição de Marketing da American Marketing Association

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.” 

As práticas de marketing são muito bem representadas nessa definição, porém, precisamos entender no detalhe do que trata cada um dos conceitos básicos que estão envolvidos.  

Antes de partir para o detalhamento da definição, é importante reforçar que o Marketing bem-feito, só é bom, quando beneficia todas as partes, quais sejam, consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral. É uma relação de ganha-ganha.    

Valor

Essa é a essência do Marketing! Tudo começa entendo o que é Valor.

Valor, do ponto de vista do Marketing, não trata unicamente de dinheiro, e sim, uma percepção quanto ao custo-benefício sobre determinado produto ou serviço.

Por benefício, podemos considerar aspectos financeiros, funcionais, psicológicos e emocionais que se espera de um produto ou serviço. Valor é praticamente um estado espírito desejado.    

Entender o que todos os agentes envolvidos no processo de Marketing (consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral) valorizam fará com que a oferta do produto ou serviço possa ser ajustada no sentido de gerar Valor. 

A percepção de valor é muito individual. Um mesmo produto ou serviço pode gerar benefícios diferentes para pessoas com percepção de valor diferentes, por esse motivo, se faz necessário o contato constante com o seu público a fim de entender e avaliar os níveis de satisfação dos seus clientes. 

Criação de Valor

O processo de criação de Valor é semelhante ao processo de resolução de problemas. 

Qual problema seu produto ou serviço resolve?

Como as partes envolvidas vão se beneficiar com a resolução desse problema?

O Mecanismo responsável pela resolução de problemas será o seu produto ou serviço, por isso, quando estiver pensando na sua oferta, pense sempre como as características do seu produto podem gerar o benefício esperado para o seu cliente. 

A fase que antecede o processo de criação de valor para o cliente, é a fase de pesquisa de mercado. Só existe uma forma de descobrir o que as pessoas necessitam e esperam de benefícios em relação a um produto ou serviço: ouvindo o nosso público-alvo.

Comunicação de Valor 

“Quem não é visto não é lembrado!”

Você provavelmente já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, e acredite, SIM, isso é uma verdade. 

De nada adianta oferecer o melhor produto ou serviço se ninguém nunca ficar sabendo da sua existência, assim sendo, faz parte de uma boa estratégia de marketing a divulgação do seu produto direcionado para o público interessado. 

O objetivo da comunicação é conscientizar o seu cliente de que você tem solução para o problema que ele precisa resolver e que o seu produto será o melhor caminho para que ele possa colher os benefícios desejados.

Outro objetivo da comunicação de marketing, é a quebra de objeções do seu cliente em relação ao produto e serviço que você está oferecendo, facilitando o processo de tomada de decisão da compra.

Entrega de Valor

Você criou um produto e um serviço que resolve um problema específico dos seus clientes, utilizou as estratégias de comunicação para divulgar a sua oferta, e agora, chegou o momento de cumprir tudo aquilo que prometeu nas etapas anteriores. 

Entrega de valor é justamente isso, é o momento em que o consumidor, após a aquisição do seu produto ou serviço consegue perceber os benefícios na sua utilização. 

É na entrega de valor que a percepção de custo-benefício do seu produto ficará evidenciada por meio do nível de satisfação os clientes.

A satisfação é mensurada por meio da comparação entre as expectativas que foram geradas pelo cliente em relação ao produto, em o quanto a entrega realmente atendeu a essas expectativas. 

Quando a expectativa é alta e a entrega não resolve o problema, então, isso gera insatisfação por parte do cliente. 

Quantas vezes você já decidiu ver um filme no cinema porque achou o trailer muito atrativo? O que acontece quando ao final do filme você percebe que todas as cenas do trailer foram melhores do que o filme inteiro? Com certeza isso vai gerar uma insatisfação. Sua expectativa estava alta e essa expectativa não foi atendida na entrega final.

Essa mesma lógica acontece no processo de aquisição de um produto ou serviço. 

Muitas pessoas e empresas investem pesado no processo de comunicação afim de gerar uma alta expectativa em relação ao seu produto ou serviço e esquecem de dar a devida atenção na hora da entrega. 

Só para deixar ainda mais claro, a entrega que estamos tratando aqui não se refere a parte logística do processo, nem da entrega física de determinado produto. Estou me referindo à entrega no sentido de resultados e benefícios.

Os vários Marketings 

Marketing Digital, Marketing Direto, Marketing de Relacionamento, Marketing de Guerrilha, Marketing Verde, Marketing Institucional, Marketing Social, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing Viral, Mobile Marketing, Marketing B2B, Marketing B2C, Endomarketing, Marketing de Performance, E-mail Marketing, Marketing de Fidelização. 

Os exemplos de “marketings” anteriores são apenas algumas das várias abordagens possíveis de serem trabalhadas nessa área. Cada uma delas tem a sua função e aplicabilidade específicas dentro de uma estratégia previamente definida.

Não se preocupe, você não precisa dominar ou entender sobre todos os marketings existentes, mas para ter sucesso nessa área, é muito importante que entenda os componentes que fazem parte da essência de toda a estratégia de Marketing.

Marketing é Marketing!

Seja lá qual for a abordagem ou estratégia de marketing específica que você utilizará no seu negócio, sempre estarão presentes os componentes de criação, comunicação e entrega de valor para as partes envolvidas no processo. 

Conhecer a origem do marketing será fundamental para o aprofundamento da estratégia e a sua aplicação dentro de um contexto específico em busca de resultados, assim sendo, antes de sair tentando aplicar estratégias de marketing mirabolantes, conheça primeiro a base. 

Muitas vezes, fazer o básico bem-feito será o seu diferencial. 

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