Em inglês um dos significados da palavra “Coach” é treinador. É ele quem ajuda o atleta a manter o foco e a desenvolver ao máximo seu potencial, para que possa elevar sua performance e conquistar a vitória. Transportada para o mundo corporativo, a figura do coach desempenha papel semelhante: sua atribuição é desenvolver o potencial e elevar a performance do capital humano de uma organização, de modo a prepara-lo para atingir os resultados organizacionais com maior rapidez e eficácia. Este é também o papel do líder coach.
Em um cenário globalizado, marcado pela rapidez com que as inovações se sucedem e por uma competição cada vez mais acirrada, o talento, a criatividade, a proatividade e rapidez para responder as mudanças são características que representam a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.
E essas características só podem ser expressa por meio da performance de seu capital humano. Ao identificar, administrar e potencializar tais características, presentes em seus subordinados, e alinha-las aos objetivos organizacionais, o líder cria respostas imediatas as turbulências e desafios da época em que vivemos. E é isso que faz do líder coach o modelo de liderança ideal para o palco de hoje um novo líder para uma nova era.
O capital humano refere-se á capacidade, habilidades, experiência e conhecimento das pessoas que trabalham em uma organização, o que constitui um ativo intangível da empresa. No entanto o valor agregado produzido por um capital humano adequadamente estimulado e desenvolvido é não apenas tangível como também mensurável.
A composição do líder numa visão sistêmica
A preparação do líder coach começa com o aperfeiçoamento de sua principal ferramenta de trabalho ele mesmo. A partir do entendimento de suas motivações e aspirações, de suas forças e fraquezas de suas crenças e valores, de sua forma de ser, de pensar, de agir e de funcionar, o líder coach adquire a noção do que precisa ser trabalhado e do que precisa ser desenvolvido para que sua performance possa atingir um novo patamar de excelência.
Grande abraço cheio de energia positiva.
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira.
Analista comportamental ADV.