Os 6 queijos mais vendidos no mundo

O queijo é um dos alimentos mais antigos e queridos da humanidade. Dificilmente encontramos pessoas que não gostem de pelo menos um tipo de queijo.

Acredita-se que os primeiros fabricantes de queijo habitavam a região da Mesopotâmia, no Oriente Médio. Foram eles que, há mais de 10 mil anos, descobriram como transformar o leite em algo muito mais duradouro, nutritivo, gostoso e saudável.
Existem várias maneiras de classificar queijos: país de origem, tipo de leite, tempo de maturação e grau de umidade. Existem ainda outras classificações como por teor de gordura, processo de produção, tipo de casca, ou forma de obtenção da massa.
Hoje vamos falar dos queijos mais vendidos no mundo.

Gouda
Originário da Holanda, é feito com leite de vaca pasteurizado, embora também existam versões com leite de cabra ou ovelha. É coberto por uma crosta lisa, brilhante e uniforme. Sua textura vai do macio ao duro, dependendo da sua idade, e seu sabor é doce com alguns toques de noz. Seu sabor é picante.

Brie
Queijo francês macio de casca comestível e mofo branco, feito com leite cru de vaca, embora em outros países também seja feito com leite pasteurizado. Sua textura é cremosa e seu sabor delicado, embora adquira um sabor mais forte à medida que o queijo matura.

Parmesão
De origem italiana, com sabor picante e textura levemente cristalizada. Fica perfeito para acompanhar massas e para gratinar pratos. Para sua fabricação, podem ser necessários 16 litros de leite de vaca por quilo de queijo.

Manchego
De origem espanhola, sua consistência é firme e compacta e seu sabor é levemente ácido, forte e gostoso, tornando-se picante em queijos muito curados. Sua maturação mínima é de 30 dias e o máximo de até 2 anos.

Cheddar
Originalmente é produzido na aldeia de Cheddar, em Somerset, na Inglaterra, com leite de vaca pasteurizado. Seu envelhecimento dura de 3 a 30 meses, dependendo do grau de maturação desejado. Sua casca tem uma consistência dura e a pasta é firme, lisa e cerosa.

Camembert
O camembert é um dos queijos mais famosos da França. É um produto com uma pasta mole e crosta branca cheia de mofo, feito com leite cru de vaca. Ele é cremoso, com notas de erva fresca. Sua maturação leva de 3 a 5 semanas.

Por: ALINE SEROM @gastronomiarv

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter