Brasileiro que é brasileiro de verdade ama um molho. Para um churrasco, ou acompanhar aperitivos, para pratos mais sofisticados, ou simplesmente para passar no pão ou torrada. Os molhos são parte da vida culinária do nosso país, e transformam totalmente qualquer refeição. Quem aí já não ficou chateado porque o restaurante não oferecia variedades de molhos?
Por isso, hoje decidi falar sobre os molhos mais conhecidos, famosos e pedidos que existem.
10 – Molho Tártaro
Começamos com o queridinho da população brasileira. Um molho super simples, mas delicioso. Em sua grande maioria, o molho leva maionese, salsa e alho, mas também pode-se acrescentar cebolinha, mostarda limão e pimenta. Uma delícia.
9 – Molho Barbecue
Este molho era mais famoso em churrascos americanos, mas chegou ao Brasil e veio para ficar. O Barbecue é preferencialmente acompanhado por carnes, como as bovinas e de frango, mas ele já se expandiu, e hoje é encontrado em hambúrgueres, outros pratos e até em saches
8 – Molho Teriyak
Um molho de origem asiática, mas bastante comum por aqui em restaurantes japoneses. Seu sabor é agridoce, um pouco puxado para o caramelo, e hoje em dia, também é utilizado em frangos, além de peixes, é claro. Sua receita é super simples e leva apenas 4 ingredientes.
7 – Molho Holandês
Este é um dos meus favoritos. Simples no preparo, mas delicioso no sabor. Seus ingredientes são: manteiga, gema de ovo e suco de limão, além de levar pimenta-do-reino e pimenta caiena como tempero
6 – Molho ao Sugo
É um dos mais comuns por aqui. Este molho é bastante utilizado para acompanhar diversos tipos de massas, das mais simples às mais sofisticadas. Sua base principal é o tomate, mas a combinação com outros ingredientes é o que deixa esse molho tão maravilhoso.
5 – Molho Chutney
Seu aspecto é bastante diferente dos já citados, pois ele lembra muito uma geleia. O mais conhecido leva manga em sua composição, o que o torna agridoce, mas nem sempre ela está presente. Além da manga, sua base é feita de frutas e vegetais cozidos em vinagre, açúcar e especiarias.
4 – Molho Pesto
Um molho que, ao meu gosto, é um pouco forte, mas tem muitos fãs. O molho pesto é comum em macarronadas e sua característica é deixar o prato bem esverdeados. Possui um cheiro bem forte, já que as folhas de manjericão são batidas em um pilão. Sua origem é italiana.
3 – Chimichurri
Um molho argentino que é servido em duas versões: Verde ou Tinto. O mais conhecido é a sua versão verde. Normalmente acompanha carnes grelhadas, mas também é utilizado com saladas diversas. Ele é feito com salsa picada, alho, azeite, vinagre de vinho tinto e orégano.
2 – Molho Romesco
Um molho típico espanhol, especificamente da região da Catalunha. Com uma aparência amarelada, ele é feito com tomates assados, alho, amêndoas torradas, avelãs, azeite e pimentão nyora e pão velho moído. Acompanha bem peixes e frutos do mar.
1 – Béchamel
Por aqui o chamam de molho branco, mas seu nome é Béchamel. Um tradicional molho francês delicioso, feito com leite e roux. As receitas mais comuns levam temperos como cebola, cravo, cebolinha, louro, pimenta branca e noz-moscada, entre outros, mas ele é modificado dependendo de quem o faz. Bastante utilizado com massas, legumes, peixes, ovos e aves.
Só por escrever esse texto, já me deu água na boca.
Por : Aline Failla