A origem do pão de queijo é um mistério nas páginas da história da culinária brasileira. Não se sabe exatamente quando e quem inventou a iguaria, mas os estudiosos da área afirmam que os primeiros registros da feitura do pão de queijo datam do século XVIII. Uma coisa é certa: nasceu nas fazendas mineiras.

Sua popularização só aconteceu após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, passou a ser consumido no país inteiro.
Com a escassez da farinha de trigo, que na época era importada, cara e muitas vezes, chegava a Minas Gerais imprópria para o consumo, a alimentação à base de mandioca se tornou muito popular entre as cozinheiras das fazendas. E assim o polvilho, subproduto da mandioca, foi introduzido nas receitas.
A grande produção de leite e derivados nesse estado adicionou mais um ingrediente nessa história: o queijo curado, que nada mais era que o queijo endurecido que sobrava da produção das fazendas.
Além disso, estima-se que mais de cinquenta países do mundo importam o pão de queijo, entre eles estão Portugal, Itália e até o Japão. Nesse sentido, pode-se encontrar no mundo receitas que têm a base semelhante ao pão de queijo, mas que levam outros nomes. Por exemplo, o pandebono da Colômbia e o pan de yuca, da Argentina.
Existem vários jeitos de se fazer o petisco. Há quem use apenas polvilho azedo, apenas polvilho doce e há quem misture os dois ingredientes. Para além disso, há também quem encorpe a massa com fubá e até mesmo com batata.
Receita
Ingredientes (30 porções)
2 copos americanos de leite
1 copo americano de água
1/3 de copo americano de óleo
1 colher de sopa de sal
500 g de polvilho doce
Queijo ralado a gosto
3 ovos inteiros
Modo de preparo
Modo de preparo : 25min
1 Ferva o leite com a água e o óleo.
2 Em uma vasilha misture o polvilho e o sal.
3 Jogue o liquido fervido e misture com uma colher grande.
4 Espere esfriar e despeje o queijo ralado e os ovos.
5 Misture a massa com a mão amassando bem até virar uma cola caseira dura.
6 Faça bolinhas do tamanho que preferir.
7 Asse em forno bem quente até dourar.
8 Sirva quentinho.
Aline Seron @gastronomiarv e @alineseron