Peru ou chester?

Nessa época do ano, é comum surgirem dúvidas sobre o que incluir no cardápio para a ceia de Natal. Isso porque, nos grandes grupos de famílias ou amigos, as preferências costumam ser bem variadas. Sobre a carne, por exemplo, será que é melhor servir chester ou peru? Qual é mais saboroso? Qual é mais barato? Fato é que, tradicionais para a ocasião, chester e peru são aves de espécies e sabores bem diferentes.

E então: Chester ou Peru?

As diferenças entre o chester e o peru são várias! De início, é preciso entender que tanto  o chester, quanto o peru são aves. O que as diferem é a espécie, o chester é uma ave geneticamente modificada que surgiu do cruzamento de aves de linhagens distintas, enquanto o peru provém de uma única linhagem. Além disso, o chester possui grande concentração de carne no peito e nas coxas, enquanto o peru tem a carne mais rígida e o sabor mais intenso.
Não sabe qual dos dois comprar? Simples: se a diferença entre as carnes não te ajudou a decidir, vá pela quantidade de pessoas que estarão presentes na Ceia de Natal. O peru, que é uma ave menor, é satisfatório para até seis pessoas. Mas, se sua família é grande, opte pelo chester, que é mais suculento e farto.
 O chester é um frango, modificado para ter mais carne na região do peito e das coxas, daí o nome chester, que vem do inglês (chest), que quer dizer peito. Na verdade ele é um superfrango, modificado e desenvolvido no Brasil. Estima-se que 70% da carne do chester está concentrada nas coxas e no peito.
O chester costuma ter uma vida curta: os machos são abatidos com 45 dias e as fêmeas com 18. A textura da carne é macia e o peso médio é de 4 quilos. Para se ter uma ideia, um frango comum jovem pesa de 1,8 a 2,5 quilos e o peito corresponde a apenas 23% da carne.
Já o peru é uma ave maior, originária da América do Norte, parente do faisão. O peru foi levado para a Europa pelos portugueses e caiu no gosto da realeza. A carne é mais rígida que a do chester, mas muito mais saborosa, sem nenhum tipo de alteração genética. Também tem bastante carne no peito. As coxas são carnudas, mas não tão tenras como as do chester.

Chester ao vinho

Ingredientes
1 chester (aproximadamente 2kg)
1/2 litro de vinho branco seco
1/2 litro de água
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 talo de salsão picado
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de azeite
1 lata de pêssegos em calda escorrido (450g)
Nozes a gosto

Modo de preparo

Lave o chester. Com uma faca com ponta e afiada, faça furos (com cuidado) em todo o chester. 
Transfira para uma tigela e cubra com o vinho, a água, a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o salsão, o louro e o azeite, misture e deixe descansar por 4 horas na geladeira. virando na metade do tempo.
Retire o chester da marinada, reservando metade do caldo.
Transfira o chester para uma fôrma grande, regue com o caldo reservado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 30 minutos ou até que esteja dourado, regando de vez em quando com o caldo da fôrma.
Retire do forno e coloque em uma travessa. Regue com um pouco do caldo que tiver formado na fôrma e sirva decorado com os pêssegos e as nozes.

Peru de Natal

Ingredientes
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de água
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e tomilho a gosto
1 peru (aproximadamente 3kg)
1/2 xícara (chá) de manjericão picado
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de maizena
Tomilho fresco, abacaxi, pêssego e cerejas em calda escorridos para decorar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o vinho, a água, a cebola, o alho, sal e tomilho. Reserve. Coloque o peru em uma tigela e besunte com o manjericão misturado com a manteiga. Regue com o líquido reservado e deixe descansar na geladeira por 6 horas.
Transfira o peru e o líquido para uma fôrma grande, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por 30 minutos, regando com o líquido da fôrma.
Transfira o peru para uma travessa e o líquido da fôrma para uma panela. Junte a maisena e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Regue sobre o peru e sirva decorado com tomilho e frutas em calda escorrida.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter