O início da vida do bebê fora do útero da mamãe é um grande momento de aprendizado para ele e sua mãe. Inclusive na hora de se alimentar. Isto porque o recém-nascido precisa aprender a sugar o seio da mãe da maneira correta, um exercício que parece fácil agora, mas que demanda muito esforço nos primeiros momentos de vida.
Além de insistir para que o bebê se adapte à amamentação, é fundamental garantir que fatores externos não irão atrapalhar essa fase. Quando a mãe decide introduzir a mamadeira para alimentar seu bebê, a dinâmica da sucção é completamente diferente da que ele faz no seio. A mamadeira é mais fácil, exige menos esforço e pode deixar o bebê confuso para mamar no seio.
É por isso que o copinho de café pode ser um grande aliado no início. Quando a mulher ainda está insegura com relação à pega e percebe que o bebê não está sugando de maneira adequada, o primeiro impulso é oferecer a mamadeira para garantir que o bebê estará alimentado, o que irá impactar o retorno às mamadas no seio. Por outro lado, o copinho de café, além de “medir” a quantidade de leite ingerida, não traz tanto prejuízo ao aprendizado do bebê no aleitamento em seio materno.
O processo consiste em fazer a ordenha, retirar o leite e imediatamente servir para o bebê, no copinho. Desta forma é possível garantir que o bebê está sendo alimentado com o leite materno, ao mesmo tempo em que ele não será tão prejudicado no processo de aprendizado! E claro, ele não fica “dependente” da mamadeira no início do processo de amamentação.
Regina Severino @reginaseverino_consultora