O comportamento do Consumidor do Futuro 2024 da WGSN está na preocupação com a origem dos alimentos e seus impactos ambientais. Dessa forma, cabe aos produtores rurais se reinventarem para se adaptarem às novas formas de gestão, governança, redução de custos e otimização da produção.
![](https://gruposociety.com.br/wp-content/uploads/2023/03/1503-Foto-Site-Society.png)
No tocante a sustentabilidade que é um debate mundial, compreende das melhores práticas no cenário ambiental, social e de governança, conhecido pela sigla ESG, que é um grande desafio para o agronegócio, tendo em vista que a sustentabilidade está intrinsecamente relacionada com a otimização da cadeia de produção, tendo que investir em modelos de irrigação inteligente visando a mitigação do consumo de recursos naturais como água e energia elétrica. Nessa linha, percebe-se que o conceito de sustentabilidade requer uma gestão eficiente de insumos, com o objetivo de reduzir gastos e suavizar o impacto ambiental, tornando a produção consciente e responsável ecologicamente, o que corrobora com uma das grandes tendências da agricultura sustentável que é o slow food, que tem como pilares uma alimentação, boa, limpa e justa, além de defender a integração entre produtor e comunidade local, visando reduzir o gasto energético com transportes.
É inegável que informações são insumos para tomada de decisão, nesse sentido o uso de solução de Big Data é utilizado como análise da produtividade ao longo de um período e que permite ao usuário o melhor caminho para a safra seguinte. Razão pela qual os estudos têm demonstrado que o uso de drones agrícolas tem crescido mundialmente, tendo em vista que este equipamento possibilita a otimização do processo de mapeamento aéreo, a precisão na pulverização, o controle a distância do rebanho, entre outras tarefas, contribuindo para a econômica de tempo, redução de mão de obra, mitigação de desperdício de insumos e aumento da produtividade.
Face ao exposto, é inegável que a conectividade é peça central para grande parte das inovações e tendências do agronegócio. Pois, irá viabilizar operações autônomas, sistemas que não podem ser interrompidos e expandir as redes IoT, que irão contribuir com o consumo energético reduzido. Tecnologia é o futuro do agronegócio.
Ivone Vieira @ivonevieira