Quem não ama um Fondue?

Fondue Salgado ou doce, sempre agrada a todos os paladares e é bastante consumido principalmente no inverno. Normalmente sua base é queijo e chocolate, e pode ser acompanhado por inúmeras opções.

A palavra Fondue vem do verbo fundir, que pode ser traduzido com fundido ou derretido. Sua origem é suíça, e os relados de sua primeira aparição foram feitos durante a Segunda Guerra, mais ficou mais conhecido depois da década de 50.

Mesmo depois de tantos anos, a maneira com que este prato é servido continua sendo o mesmo.

Basta mergulhar pedaços de pão no creme de queijo derretido. A carne vai no óleo quente e o pedaço de fruta, no chocolate cremoso.

Para se fazer um( a) Fondue, é necessário todo um ritual. Panela certa, fogareiro no ponto, mesa bonita e lotada de molhinhos para a carne, pãezinhos finamente cortados para o de queijo e frutas e bolachas para o chocolate quente.

Fondue de queijo fica uma delícia quando harmonizado com vinho brancos. Já o de carne fica perfeito com vinho tinto e o de chocolate com vinhos mais adocicados.

Acredita-se que o de chocolate seja o mais famoso do mundo.

Vamos para a receita?

Fondue Clássica de Queijo

*Receita do Cozinha Vibrante

Ingredientes

750g de queijo gruyère ou metade gruyére e a outra metade, emmental ou estepe, ralado grosso, sem casca

250ml ou 1 xícara de vinho branco seco

1 colher de sopa de maisena

2 dentes de alho descascados

2 colheres de sopa de kirsch (opcional)

pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Divida um dente de alho ao meio e raspe as metades no fundo da panela. Deixe o outro dente inteiro, ele será usado dessa forma. Dilua a maisena no vinho e leve para ferver com um dente de alho, mexendo com um batedor de arame. Assim que ferver, continue mexendo por 1 minuto. Reduza para fogo baixo e vá acrescentando o queijo aos poucos, mexendo até o queijo derreter e virar uma mistura homogênea. Não pode parar de mexer, senão corre o risco do queijo se separar do vinho. Adicione kirsch, pimenta do reino e noz moscada, misture até incorporar e desligue o fogo. “Pesque” o dente de alho e sirva em seguida, mantendo a panela aquecida pelo réchaud de fondue. Sirva o fondue de queijo com os acompanhamentos de sua preferência

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter