Uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas é o quentão, que é feita à base de cachaça, e cai muito bem com as comidas típicas desse período tão aguardado no ano.
De sabor mais adocicado, o quentão, como o próprio nome sugere, foi um modo encontrado pelos mais antigos de esquentar o corpo do frio do inverno; época do ano em que ocorrem as festas típicas.
Sua origem não é exata, mas acredita-se que ele tenha sido feito pela primeira vez no interior de Minas Gerais e São Paulo com o objetivo de esquentar o corpo nos meses frios de inverno. A mistura era originalmente preparada com pinga, gengibre e especiarias.
Com o tempo, e com a adoção do quentão pelas festas juninas, as receitas começaram a variar, incorporando à cachaça, o vinho, a canela e até marshmallow e frutas.
Com tanto álcool e açúcar, um copo de 200 ml de quentão pode chegar a 400 calorias. A receita mais tradicional conhecida atualmente é a de cachaça, água, açúcar, gengibre, cravo-da-índia e canela. Em algumas regiões, são adicionados laranja e limão à mistura enquanto a bebida ferve. É possível também acrescentar frutas descascadas, como a maçã, o que é geralmente feito no preparo do quentão de vinho.
Para garantir uma ótima bebida, é importante escolher bem a cachaça, pinga ou vinho. Bebidas de boa qualidade fazem um quentão muito melhor, então atenção à origem e propriedades delas. É importante também não fugir da ordem de preparo. No caso do quentão de cachaça, o açúcar vai primeiro para a panela, seguido do gengibre, cravo e canela. A água é adicionada quando o açúcar está derretido, mas antes de ele escurecer. A cachaça vem em seguida – cerca de meio litro de água para cada meio litro de bebida destilada, para que a mistura não fique muito forte. Utilize uma peneira para tirar os ingredientes sólidos antes de servir.
A cachaça, que é a principal matéria prima do quentão, ganha um espaço especial no paladar da bebida por conta disso; o que faz com que, os mais experientes no preparo da bebida não recomendem cachaças de baixa qualidade para o preparo do quentão, devendo estas serem de alta qualidade.
Vamos à receita?
Ingredientes
Cachaça
1 garrafa de cachaça (600 ml)
600 ml de água
500 g de açúcar
Casca de 2 laranjas
Casca de 1 limão
50 g de gengibre em pedacinhos
Cravo-da-índia a gosto
Canela em pau a gosto
1 maçã cortada em pedacinhos
Modo de preparo
Tempo de preparo: 40min
1. Colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela.
2. Quando o açúcar estiver derretendo, colocar a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio.
3. Filtre e, após, coloque a maçã picadinha.
4. Manter no fogo, após o preparo.
Aline Seron @gastronomiarv e @alineseron