Sustentabilidade em Pauta: O AGRO É SUSTENTÁVEL?

Para muitos as palavras agronegócio e sustentabilidade não combinam e não tem nada haver uma com a outra, mas com o texto a seguir vou te ajudar a entender como o agronegócio não só pode como é sustentável, continue a sua leitura.

Texto: Jéssica Barbosa

Aliar agronegócio e sustentabilidade é fator-chave para a vantagem competitiva do setor. O conceito de sustentabilidade consiste na capacidade de um produtor rural associar seu trabalho a técnicas sustentáveis que promovam a preservação da natureza, sem comprometer a produtividade.

Dessa forma, a sustentabilidade no campo, também conhecida como sustentabilidade rural, utiliza práticas de preservação ambiental para as atividades do dia a dia, bem como a adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis a rotina da fazenda.

Contudo, ela se destaca por utilizar recursos naturais na realização de atividades rurais sem prejudicar o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona ferramentas para que o desenvolvimento agrícola seja mantido e as necessidades da sociedade sejam atendidas.

Na prática, envolve atividades agrícolas, bem como adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo, como algumas descritas abaixo:

Manejo de água

Repensar o modo de condução de lavouras e aproveitar as condições naturais, a fim de maximizar a produção e reduzir o desperdício;

Bioenergia

Investir em alternativas limpas de geração de energia;

Recuperação de pastagens

Manejar as regiões da forma correta, com adubação e manutenção constantes, com auxilio de técnicos ou consultorias técnicas ou apoio de instituições e/ou programas;

Descarte de embalagens e insumos:

Retirar da natureza os elementos prejudiciais ao meio ambiente, fazer a destinação correta das embalagens dos produtos químicos, realizar os procedimentos seguindo a legislação vigente;

Tratamento de resíduos:

Utilizar técnicas eficientes, como os biodigestores, estação de tratamento de efluentes – ETE, fossas sépticas ou a que melhor se enquadrar para achar o destino correto para os resíduos, além de realizar um plano de gerenciamento ou uma correta separação;

Técnicas sustentáveis de manejo:

Buscar ferramentas que tornem o manejo de solos, água mais inteligentes e sustentáveis, ambos são indispensáveis para a produção, é de suma importância que estejam saudáveis e com uma boa condição e isso se dá única e exclusivamente com um correto manejo;

Além das alternativas citadas acima de forma sucinta existem inúmeras formas de se conduzir a sustentabilidade dentro de uma propriedade, além disso, instituições como a EMATER, o SENAR e as consultorias estão à disposição dos produtores para criar programas e auxiliar na execução deles.

Brasil precisa mostrar o quanto o agro é sustentável, diz chefe da Embrapa Soja.

Na Abertura Nacional da Colheita da Soja, Alexandre Nepomuceno falou sobre quanto o produtor brasileiro tem ajudado o meio ambiente.

De acordo com Nepomuceno, só com fixação biológica de nitrogênio, o Brasil deixou de emitir 180 milhões de toneladas de CO2 equivalente no ano passado. O plantio direto, que é usado em cerca de 60% das lavouras brasileiras, economiza a utilização de maquinário e, com isso, deixaram de ser consumidos 1,3 bilhão de litros de diesel. “Temos que defender isso”, afirma o pesquisador.

Pagamento por Serviços Ambientais – PSA

Você sabia que existe o pagamento por serviços ambientais ao produtor? Sim é uma forma de fomento que incentiva as práticas de conservação na agricultura e pecuária e ocorre de forma prática em alguns municípios do Brasil. De maneira simplificada, o PSA é um mecanismo financeiro para remunerar produtores rurais, agricultores familiares e assentados, assim como comunidades tradicionais e povos indígenas, pelos serviços ambientais prestados e que geram benefícios de conservação, um exemplo é o município de Ubá, em Minas Gerais.

Bom, acho que deu pra ver que existem muitas práticas relacionas ao manejo sustentável no agronegócio não é mesmo? Até porque é indispensável que tenhamos um solo de boa qualidade, uma água de boa qualidade para que o nosso produto final seja um produto qualidade, todo mês aqui na revista Society vamos abordar pautas de sustentabilidade no agronegócio, para que você fique por ligadinho e tenha um maior conhecimento sobre o assunto!

Está gostando do nosso conteúdo? Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Fontes: Canal Rural, MyFarm, g1.

INSTAGRAM  | CONTATO

TAGS: Agrocampo. Sustentabilidade, Agronegócio.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter