TIPOS DE SUSHI

O sushi é uma iguaria ancestral, tradicionalmente japonesa, que se estendeu à gastronomia contemporânea global. Originalmente ele se baseia na preservação do peixe no arroz mergulhado em molho de vinagre, açúcar e sal. Engana-se, porém, quem acredita que somente a carne do mar pode compor este prato, particularmente em sua modalidade crua.

Existe uma ampla variedade de opções no sushi. A mais popular é aquela preparada com algas comestíveis, chamadas nori: o arroz e o restante dos ingredientes são envolvidos com essas algas e enroladas.

Hoje apesento a você 5 tipos diferentes de sushi

1- NIGUIRI SUSHI

O nome significa algo como “moldar com a mão”. Isso se explica quando reparamos no modo como é preparado: o bolinho de arroz costuma mesmo ser amassado à mão e leva wasabi, aquele tempero verde com espessura pastosa e gosto bem picante. No Brasil, ela também é conhecida como “raiz forte”.

2-HASSOMAKI

Considerado um dos pratos-chave da culinária japonesa, o hossomaki é uma espécie de enrolado de sushi. Ao lado do uramaki, ele é certamente um dos elementos mais famosos nos restaurantes de todo o mundo, já que sua simplicidade e sabor marcante agradam a todos os gostos.

É um prato prático que permite grandes variações e muita criatividade. Dentre os recheios mais comuns para hossomaki estão: atum, salmão, pepino, cenoura, abacate, kani, kanpyo (abóbora desidratada em tiras) e lula.

3- TEMAKI

O temaki talvez seja o sushi com o formato mais peculiar de todos pois é grande e em forma de cone.

Apesar de ser um tipo de sushi enrolado, ele é diferente dos demais makizushi pois não é formado por camadas.

Composto por uma folha de nori enrolada à mão em formato cônico, o temaki é recheado com arroz, peixe cru, frutos do mar, legumes e/ou frutas até a sua borda.

4-HOT ROLLS

Os hot rolls são sushis enrolados, compostos por recheio, uma camada de arroz e uma tira de nori que a envolve.

Depois de compostos, os hot rolls são empanados e fritos.

Um dos tipos de hot rolls mais comuns são recheados com cream cheese e chamados de Hot Filadélfia em alusão ao nome de uma famosa marca desse tipo de queijo. Há também o hot skin, em que o recheio é feito com a pele crocante do peixe.

5- FUTOMAKI

O futomaki é uma espécie de versão mais grossa do hossomaki, também em uma deliciosa combinação entre arroz e nori. A robustez se deve ao recheio, mais bem polpudo em relação aos outros makis.

O recheio também pode variar, com alguns dos ingredientes mais comuns sendo o atum, o camarão, o shiitake (cogumelos comestíveis) e ovo. A clássica versão japonesa tradicionalmente não leva peixe, apenas cogumelos e legumes.

Aline Failla – Colunista Society

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter