Sempre que o Natal se aproxima, diversos pratos e produtos típicos dessa época voltam a ter grande destaque, e um deles é a famosa rabanada.
Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico. Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela.
Sua origem se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito mais provável uma forte influência francesa na origem da rabanada, do que uma influência portuguesa.
Mas fato é, que foram os portugueses os responsáveis por trazer a receita da rabanada para o Brasil, que rapidamente se espalhou e tomou conta do Natal
Hoje em dia é muito habitual encontrar esta opção também nas pastelarias que oferecem um pão enorme em forma de barra, feito com farinha refinada. Algumas receitas substituem o vinho por leite, e outras prescindem da água, molhando as rabanadas só com mel quente. Com frequência acompanha-se de canela e cravo da Índia. Outras variantes empregam casca de limão ou de laranja ralada para aromatizar o leite, e para o toque final, um pouco de açúcar de canela.
Vamos para a receita?
INGREDIENTES
1 baguete de pão francês
2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
canela a gosto
açúcar a gosto
óleo de girassol para fritar
MODO DE PREPARO
Corte a baguete (ou 4 pães franceses) em fatias médias.
Em um refratário, misture o leite de vaca com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas.
Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela.
Passe as fatias de pão molhadas de leite nos ovos batidos.
Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha.
Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto.
Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.