Você conhece os tipos de serviços à mesa, oferecidos em um restaurante?

Quando buscamos um local para comer, vários itens são analisados, tais como: preço, atendimento, localização, tempero, ambiente, entre outros, porém, a maneira como a comida é servida, também tem sua importância.

O serviço à mesa, é o modo com que a refeição é oferecida ao cliente, que pode ou não, contar com a ajuda do garçom. Hoje, você vai conhecer os diferentes serviços à mesa oferecidos em restaurantes.

1- Serviço À Americana ou Buffet

Este serviço é um dos mais comuns oferecidos pelos restaurantes. Nele, a comida é disposta em uma mesa principal, e, individualmente, cada pessoa se serve. Normalmente, neste serviço, os pratos e talheres ficam em uma extremidade, na mesma mesa.

2- Serviço Empratado

Comum em restaurantes À la Carte, este serviço oferece o prato pronto ao cliente, que é preparado e finalizado inteiramente na cozinha. O garçom toma o pedido e leva à cozinha, que deve ser formada por uma equipe ágil, evitando atrasos e reclamações.

3-  Serviço À Brasileira

Como o próprio nome sugere, é um dos serviços mais utilizados em residências do nosso país, e por este motivo, foi levado aos restaurantes. Nele, os pratos são dispostos à mesa dos clientes, e os mesmos se servem sozinhos. É um serviço bastante informal.

4- Serviço À Francesa

Neste serviço, os garçons devem ser mais qualificados e sempre devem se posicionar ao lado esquerdo do cliente. Vários pratos diferentes escolhidos pelo cliente, são levados e servidos ao mesmo tempo. Este serviço é dividido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa.

5- Serviço À Russa

Muito parecido ao Serviço À Francesa, neste é proporcionado maior formalidade. Os garçons oferecem os pratos para aprovação do cliente. Uma mesinha ou carrinho chamado guéridon é mantido ao lado da mesa, nele os pratos estão em um réchaud, para que se mantenha a temperatura.

6-  Serviço À Inglesa Direto e Indireto.

Estes serviços são bastante conhecidos por aqui. No Serviço Direto, o garçom mostra o prato ao cliente, que aceita ou não, normalmente é utilizado em rodízios de churrasco e pizzarias.

O Serviço Indireto, é bastante semelhante ao Direto. O garçom traz a bandeja da cozinha e oferece ao cliente, se aprovado, o prato será montado no guéridon e logo servido aos clientes, pelo lado esquerdo.

E você, conhecia todos estes serviços?

Por: Aline Failla Seron

@gastronomiarv

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter