Você sabe como fazer Panetone?

Apesar de ser tão tradicional nas ceias e almoços de Natal por aqui, a história do Panetone mostra que esse alimento tem origem em outro canto do mundo: a Europa.
Em sua forma tradicional, é um bolo de massa fermentada, feito com farinha de trigo, leite, ovos, passas e frutas cristalizadas.
Apesar das várias lendas a seu respeito, o  panetone foi criado na Itália,  e o hábito de consumi-lo nas festas de fim de ano iniciou-se em Milão, expandindo dos Alpes – ao norte – à Sicília – no sul. Aos poucos passou a ser conhecido em outros países, tornando-se mundialmente conhecido.
A tradicional iguaria tem fragrância de baunilha e sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural.
Segundo uma das lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508).  O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).
Outra lenda diz que o panetone foi inventado no século III d. C. A princípio, segundo essa versão, teria a forma de um pão grande.
Atualmente, o panetone é comercializado em unidades, geralmente de 500 gramas. Nas últimas décadas, surgiram inúmeras variedades de recheios de panetone (Chocotone, Colomba Pascoal, Sorvetone, etc.).
A receita clássica de Panetone é uma só, protegida por um decreto assinado em 2005 na Itália, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente que devem ser usadas na confecção desse pão.
Para ser um Panetone de verdade, portanto, é preciso acertar as quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas neste decreto – o que não significa que nós brasileiros não tenhamos dado um jeito de criar nossas próprias receitas, não é mesmo?
Os famosos chocotones, Panetones salgados e outras receitas criativas com esse tipo de pão, apesar de não poderem ser comercializados como Panetones clássicos, são um sucesso tão grande que já conquistaram até a própria Itália. Eles não podem ser rotulados como receitas clássicas, mas podem ser comercializados normalmente como versões desse tipo de pão.
Hoje, o Panetone é um dos principais pratos do Natal brasileiro, sendo consumido até mesmo por famílias que não tem descendência italiana.

INGREDIENTES


1 kg de farinha de trigo peneirada
3 ovos (grandes)
1 copo (americano) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
250 ml de leite morno
50 g de fermento biológico
300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)
250 g de uva passa (de preferência sem sementes)
20 ml de essência de panetone (opcional)
Raspas de 1 limão

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (ou margarina), o leite, o fermento e a essência, por aproximadamente 30 segundos.
Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos.
Amasse bem até que a massa se solte das mãos.
Em seguida, adicione as frutas, uvas passas e raspas do limão.
Distribua a massa em formas para pudim com furo central, untadas com margarina, até a metade da assadeira.
Deixe crescer até dobrar de volume.
Faça um corte em x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter