Conquistando seu espaço e suas vitórias, lutando a cada dia contra repressão e julgamentos e não deixando se condicionar por regras impostas, as mulheres estão tomando a liderança de vários projetos.
Há 72 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou um acordo de princípios de igualdade entre homens e mulheres, como um leve movimento nessa busca por igualdade. E hoje as mulheres vem ocupando cada vez mais espaço na política, economia, esporte e principalmente no agro, o que antes era um mercado majoritariamente masculino.
No Brasil, o último censo agropecuário mostrou que há 1,7 milhão de mulheres que se auto declararam chefes de um empreendimento rural. A proporção das chefes de fazenda subiu de 12,6%, em 2006, para 18,6%, em 2017. Segundo o IBGE, elas são produtoras, gerentes e responsáveis diretas pelas principais atividades nas propriedades.
Exemplos de mulheres que transformam o agro no Brasil
- Patrícia Marta Matarazzo
Formada em psicologia, atuou na área até os 33 anos, quando foi assumir a gestão da área rural no interior. Hoje a Fazenda Santa Cruz do Pau D’Alho se tornou a primeira do país em cana-de-açúcar a conquistar o certificado internacional SAI (Iniciativa de Agricultura Sustentável).
- Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias
Atualmente ministra da Agricultura. Na política e também na agricultura, Teresa Cristina quando criança morava em uma fazenda com seus pais.
“Tive total apoio do meu pai para cursar agronomia (naquela época, engenharia agronômica), que era um curso repleto de rapazes. O único pedido dele foi que eu fosse estudar na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.”
- Mariana Vasconcelos
Empreendedora que fundou uma startup milionária no agro. Mariana Vasoncelos é CEO da Agrosmart, uma empresa que desenvolve ferramentas para monitorar lavouras. Ela afirma sobre sua experiencia com a área do agro
“Há muito mais esposas em eventos do agro do que mulheres à frente dos negócios”
Sendo assim o mercado está aberto, porém o número de mulheres que podem estar na liderança e na produção de vários projetos pode muito bem ser maior e em evidência para o mundo. Como essas mulheres exemplos, que estão inspirando cada vez mais outras mulheres a tomarem iniciativas para sua independência.
A importância da inspiração
Quando uma mulher toma a frente em um sonho seu, ela inspira várias outras a sua volta a fazer o mesmo, a lutar e buscar o que é desejado. E assim cada vez mais tornando a presença feminina maior.
Em honra a essa presença feminina no agro, o dia 15/10 é celebrado o Dia internacional da mulher no agro. O tema usado na celebração de 2020 segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é “Construindo a resiliência das mulheres rurais na esteira da Covid-19″, visando conscientizar sobre as lutas das mulheres, suas necessidades e seu papel na sociedade.
Fontes: revistagloborural.globo.com / pordentrodoagro.com / eprodutor.com
Imagem: Pinterest