Tendo como base da receita o arroz e o charque, o Arroz Maria Isabel é um dos pratos mais apreciados na culinária nordestina. A receita também é bastante popular na região Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde a iguaria é comparada à galinhada.
Segundo o escritor piauiense Enéas Barros, a origem da receita e do nome Maria Isabel começa a partir de Simplício Dias da Silva, um rico comerciante, fazendeiro e grande proprietário de escravos, que se tornou um dos homens mais poderosos do litoral piauiense.
De acordo com o escritor, Simplício herdou do pai as charqueadas e como era criador de gado, o couro ele exportava e com a carne fazia o charque. “A mistura com o arroz foi uma coisa natural que ocorreu entre os escravos, e para homenagear o poderoso senhor, o prato levou o nome da esposa de Simplício, que se chamava Maria Isabel”, explica o pesquisador.
Outra história conta que uma cozinheira anônima cortou pedaços de carne de sol bem pequenos e misturou com o arroz dando o nome de suas filhas, Maria e Isabel, ao prato criado.
Apesar da semelhança com o Arroz de Carreteiro do Rio Grande do Sul, a teoria é que o Arroz Maria Isabel surgiu muito antes da chegada dos colonos gaúchos ao sertão piauiense, que aconteceu nas décadas de 20 e 30.
Repleta de sabores, a receita é nutritiva e tem como principais ingredientes o arroz, legumes (onde a cebola e o pimentão são indispensáveis) e o charque, que também pode ser substituído pela carne seca.
Embora eventualmente seja confundida com o charque ou a carne de sol, a carne seca necessita, além da salmoura, poucas horas de exposição solar.
Já a carne para a produção do charque é envolta em uma quantidade generosa de sal e exposta vários dias ao sol.
Receita Maria Isabel
INGREDIENTES
600 G DE CARNE DE SOL DESSALGADA EM CUBINHOS
3 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA DE GARRAFA
1 CEBOLA GRANDE PICADA
1 DENTE DE ALHO PICADO
½ PIMENTÃO VERMELHO SEM PELE PICADO
1 PIMENTA-DE-CHEIRO PICADA
1 COLHER (CAFÉ) DE COLORAU
1 COLHER (CHÁ) DE ÓLEO DE BABAÇU OU MANTEIGA DE GARRAFA
2 XÍCARAS (CHÁ) DE MOLHO DE CARNE
6 XÍCARAS (CHÁ) DE ARROZ COZIDO
¼ MAÇO DE COENTRO PICADO
SAL A GOSTO
PREPARO
Refogue a carne de sol na manteiga de garrafa. Junte a cebola, o alho, o pimentão e a pimenta-de-cheiro; refogue mais um pouco, para dourar. Acrescente o colorau, o óleo de babaçu e o molho de carne. Adicione o arroz cozido, misture bem e acerte o tempero. Finalize com o coentro picado.
Aline Failla Seron Giménez Villar @gastronomiarv @alineseron