Mulher Elegante: quais são seus hábitos e habilidades?

Ainda que abstrata, a elegância é percebida em tudo: no caminhar, no porte, no falar, no tom de voz, no movimento das mãos e na forma de sorrir. Esses detalhes hipnotizam e caracterizam o que é autenticidade.

Sempre que vemos uma mulher elegante nunca vamos pensar que ela teve um grande esforço para ter aquele resultado. Todo visual e aquele ar elegante apenas flui tão naturalmente! Mas como elas fazem isso?

Uma mulher elegante tem consciência de si mesma sempre. É um estilo de vida. Ela não precisa sorrir de maneira forçada, mas pode estar bem e leve, e não pelos outros, mas por ela mesma. Não apenas em lugares públicos, mas quando está sozinha, em casa. Estar consciente do olhar tranqüilo é uma forma de vida que deve se tornar um hábito, porque relaxa e traz uma elegância natural à mulher.

Gentileza e Empatia

A mulher elegante é aquela que, para além de critérios estéticos, prioriza a gentileza com o próximo! Não estou me referindo à delicadeza que relaciona ao estereótipo feminino, mas sim do critério básico para qualquer relação humana: a educação!

É possível ser gentil sem sentir empatia pelas pessoas – aliás, existe muita gente que passa essa imagem. A mulher elegante é compadecida pelo próximo! Sente a perda do outro, porém não expressa isso com exagero. É uma postura mais parecida com “eu sinto muito pela sua dor” e realmente transparece verdade naquilo que é dito!

Consciente na sua fala

Outro fator importante, e que é muito evidente entre mulheres elegantes, é a fala consciente! Não me refiro ao estereótipo de feminilidade que socialmente é pregado, mas sim de uma comunicação humanizada, que pondera entre aquilo que ouve e o que faz sentido para vida.

Esse perfil de mulher analisa o comportamento da pessoa com quem está conversando e mede se aquilo que deseja dizer irá – de alguma forma – agregar a vida do outro. Além disso, ela considera que nem sempre convém dizer tudo o que pensa, pois entende os limites entre uma opinião pessoal e um preconceito!

Reconhece suas falhas

Humildade, autocrítica e resiliência são adjetivos muito comuns entre as mulheres elegantes! Normalmente reconhecem de cara o próprio erro, porém, quando não, ouvem o que o outro tem a dizer e buscam colocar-se no lugar da pessoa para uma auto avaliação!

Isso não quer dizer que ela irá concordar com tudo! Na verdade, ela sente-se livre para dizer quando não aceita determinado fato! Entretanto, procura melhorar sempre quando vê que errou e sempre se desculpa quando magoou alguém!

Sabe receber os olhares de admiração

Uma mulher elegante nunca passa despercebida e sabe receber elogios e olhares admirados. Ela não se cega para as luzes da fama, mas tampouco tem vergonha quando chama atenção. Ela sabe quem ela é e não precisa se sentir incômoda quando elogiada demais. Ela não precisa responder timidamente que a blusa foi um presente da mãe, quando um amigo ou uma amiga faz um elogio à elegância com que se veste. Ela simplesmente agradece e sabe se valorizar.

Conhece seu corpo

Ela sabe o que fica bem nela, cada corpo tem sua forma e peculiaridades, então o que fica bem em uma pessoa pode não ficar em outra.

Com base nessas informações ela só compra o que fica bem nela para ter um guarda-roupa que funcione especificamente para seu corpo, sem se importar com a ditadura da moda.

Sabe ser ousada sem exagero

Quando uma mulher elegante opta por um look mais extravagante conhece o limite para chamar atenção sem se tornar exagero.

Seu conhecimento a leva definir um ponto focal com uma peça ou itens extravagantes e amenizar todo o resto.

Sabe que preço não tem nada a ver com elegância

Nem tudo tem haver com dinheiro.

Engana-se quem pensa que construir um guarda-roupa com peças caras é o caminho certo para elegância. Uma mulher elegante tem olhar treinado para reconhecer qualidade e estilo em qualquer loja até mesmo no mercado de segunda mão (Brechós).

Ela vai saber como combinar e produzir looks com cara de sofisticação mesmo com pouco investimento

Não é escrava da moda e tendências

Uma mulher elegante nunca vai comprar o que é moda, só por que está na moda, não que sejamos avessas as tendências, e sim porque sabemos que nem tudo que se vende por aí combina com todos e principalmente porque se enquadra na categoria do Fast Fashion. Enquanto que as peças de roupas atemporais sempre estão aí.

Então usar um ou outro item, uma ou outra cor da moda ou tendência, não faz mal, desde que seja compatível e não seja uma necessidade insana de ser igual a todo mundo.

A elegância está acima e se destaca justamente por ser finamente diferente.

@glaciene.forte

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter