O que é, e como funciona a Análise de Coloração Pessoal?

A Análise de Coloração Pessoal é um processo em que descobrimos, por meio de um teste comparativo com tecidos, quais as cores que melhor harmonizam com a nossa beleza. Ela é uma ferramenta importante para você encontrar roupas que valorizem sua pele e combinem com você. 

Você já viu uma roupa em um manequim, ou no corpo de outra pessoa e achou lindo, mas quando você provou, se sentiu pálida? Tudo isso tem uma explicação: as cores! Cada cor se “comporta” de maneira diferente conforme o tom de pele de cada pessoa. As cores podem realçar ou disfarçar imperfeições, mudar a aparência da pele e destacar pontos do rosto, por exemplo.

A análise de coloração pessoal, é um estudo que busca identificar o tom e o subtom da pele, através das características como cor do cabelo e dos olhos e também a temperatura da pele. É uma etapa da consultoria de imagem que descobre e evidencia quais são as “cores ideais” para cada biotipo. O objetivo é definir quais os tons mais adequados e que valorizam os aspectos naturais de cada pessoa.

Isto é, descobrimos as cores que nos valorizam, que deixam a nossa pele mais iluminada e com aspecto de saúde. Existe esse processo físico e as cores que usamos mais próximas ao nosso rosto provocam alterações na nossa pele. 

A escolha assertiva de cores tem o poder de suavizar a textura da nossa pele, minimizar manchinhas e olheiras. Já uma má escolha destaca essas manchinhas e sinais de cansaço.

É um processo de profundo autoconhecimento, em que iremos valorizar o que é seu, que é próprio da sua beleza! Você irá entender como a sua pele reage com as cores e que vai muito além de descobrir a sua cartela.

Começando pela característica de temperatura da pele, ela pode ser dividida em três tipos principais: cores quentes, cores frias e cores neutras. A consultora irá te explicar cada passo, a característica das cores, o que é temperatura, o que é intensidade e o que é profundidade. É um processo de autoconhecimento que te dá soluções de cabelo, de maquiagem, de roupa e de como usar cada um desses elementos na prática.

Como funciona a analise de coloração pessoal?

A analise se baseia em combinar as nossas cores (pele, cabelos e olhos) com as de nossas possíveis roupas e acessórios, de modo a entender como alcançar mais harmonia e valorização no resultado final. Na análise dos nossos tons são estudados a temperatura (quentes,  frias ou neutras ), a profundidade (claras ou escuras), a intensidade (brilhantes ou suaves) e o nível de contraste (baixo, médio ou alto).

As cartelas de cores são baseadas nessas características, porém elas têm graus de importância diferentes. Em algumas delas, o essencial a se levar em consideração é a temperatura, enquanto pode-se brincar mais com a profundidade — em outras, por sua vez, a intensidade é o mais importante e dá para balancear melhor o nível de contraste. 

Quem faz o teste é um profissional da área de analista de coloração pessoal e consultoria de imagem e estilo que, com a ajuda de um espelho, de luz e de tecidos de diferentes cores, avalia o impacto do reflexo de cada cor no contorno do rosto, nas olheiras, no tom de pele e nas marcas de expressão. Sim, as cores têm o poder até de acentuar ou de aliviar a aparência das linhas do rosto.

O teste precisa ser realizado na pessoa de cara lavada, sem maquiagem e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto. Com o espelho de frente ao corpo, na altura do pescoço, a profissional utiliza os tecidos com diferentes cores e tons para observar de perto as mudanças que cada cor apresenta na pessoa, a fim de avaliar o que funciona ou não e chegar, ao final do processo, em uma das doze cartelas de cores como resultado. 

Além disso, avalia-se o nível de contraste para saber se ela fica mais valorizada com looks que contrastam mais com sua pele ou que tenham tons mais próximos dela. A maioria das pessoas nem imagina que as cores de uma roupa podem fazer tanta diferença!

Foi nos últimos anos, no entanto, que a análise de coloração pessoal virou uma febre na internet, e as pessoas começaram a falar mais sobre o assunto nas redes sociais, compartilhando suas cartelas de cores. Mas, afinal, você já conhece a sua?

Glaciene Forte @glaciene.forte Consultora de Imagem e Analista de Coloração Pessoal

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter