05 erros que você não deve cometer no Marketing Digital

A internet é um espaço extremamente democrático porque proporciona a possibilidade de qualquer pessoa apresentar seus produtos e serviços, e construir uma audiência qualificada que no futuro podem vir a se tornar clientes.

As barreiras de entrada no mundo do marketing digital são relativamente baixas, a rigor você precisa apenas de algum aparelho, seja ele um computador ou telefone celular, e de conexão com a internet. 

Em função dessa facilidade de acesso, muitas pessoas se aventuram no marketing digital sem o devido preparo ou aprofundamento das estratégias necessárias para obtenção de sucesso nessa área. 

Quem pretende trabalhar com o marketing digital e ganhar dinheiro na internet não pode ser amador.

Assim como acontece no mundo dos negócios físico, para que você possa ter resultados positivos no digital, é preciso planejamento, estratégias bem definidas e uma execução eficiente das tarefas. 

Para fazer com que a sua trajetória no marketing digital não tenho uma experiência negativa, trouxe 05 erros cometidos profissionais iniciantes na área que você deve evitar a qualquer custo. 


Pensamento Imediatista

A atuação no marketing digital é um projeto de longo prazo.
Cotidianamente somos bombardeados com promessas milagrosas de enriquecimento rápido e fácil na internet. Isso é uma mentira!
Dominar as ferramentas de marketing digital leva tempo, assim como, leva-se tempo para construir uma audiência qualificada que enxergue você como autoridade e que posteriormente esteja disposta a comprar algo de você. 
Fazer o alinhamento das expectativas será muito importante para que a sua frustração inicial não resulte na desistência de continuar trabalhando com marketing digital. 
  
Não manter a frequência de conteúdo

Quem não é visto não é lembrado!
Quem não é visto com frequência é esquecido!
Existe uma disputa de espaço nas telas dos nossos seguidores. Se você não aparece com frequência na frente das pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço, consequentemente você será esquecido por elas.
Não existe uma frequência de postagem ideal que dê certo para todas as situações ações. Você deve levar em consideração o comportamento da sua audiência, assim como a plataforma de comunicação utilizada. 
Em se tratando de Facebook e Instagram, tente manter uma frequência mínima de 4 posts no feed por semana e esteja presente nos estores todos os dias. Reforço apenas que a frequência varia de acordo com a plataforma, no YouTube por exemplo, a estratégia pode ser diferente. 
O mais importante é não deixar a sua audiência sem conteúdo.


Esquecer de vender 

Não tenha medo de vender!
Estamos tratando aqui o marketing digital como modelo de negócio na busca de resultados financeiros. Como é que você espera ter resultados financeiros e ganhar dinheiro se você não vender?
Não me interprete mal! Não estou dizendo que você deve fazer das suas redes sociais um grande catálogo de vendas onde você só oferece seu produto ou serviço sem nenhum tipo de entrega de valor.
E necessário buscar o equilíbrio entre o conteúdo gratuito que você oferece com o objetivo de construir autoridade e despertar desejo na sua audiência, e os momentos em que você vai fazer as estratégias de oferta para a venda.

Não diversificar os canais de comunicação 

Um erro muito comum das pessoas que trabalham com marketing digital é dedicar os esforços única e exclusivamente em apenas uma rede social. Isso vai dificultar muito a escalabilidade do seu negócio. 
Explore novas possibilidades.
Utilize formatos diferentes de conteúdo para construir uma audiência o máximo de espaços virtuais possíveis. Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, TikTok, Twitter, Pinterest, Telegram, WhatsApp, Sites, são apenas algumas das suas alternativas. 
Vale ressaltar que cada uma das plataformas digitais irá demandar um estilo de comunicação diferente, haja vista que muito provavelmente você estará conversando com pessoas diferentes.  

Tentar fazer tudo sozinho

Execute com primor o que você domina e terceirize todo o resto!
O jogo do digital não é um jogo para ser jogado sozinho. 
Você pode até começar acumulando diversas tarefas como design dos seus próprios posts, planejamento da sua linha editorial e edição dos seus vídeos, mas saiba que para você subir de nível no marketing digital você vai precisar de equipe.

Para facilitar o início da sua atuação no marketing digital, avalie bem os erros que foram citados e evite-os para que os mesmos não atrapalhem os seus projetos.  

 


 

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