A educação não pode ficar para trás, por isso, é preciso levantar algumas questões: como podemos atender às novas demandas de nossas crianças e jovens? Como podemos prepará-los para um mundo cada vez mais complexo? Como podemos ajudá-los a serem cidadãos proativos? Como podemos garantir que estejam preparados para o mercado de trabalho?
Infelizmente, a educação, em muitos países, tem sido deixada de lado pelos governantes. A falta de investimento em educação está provocando o aumento da educação informal em todo o mundo. A educação informal é a educação que não é obtida em sala de aula. A educação informal, entretanto, não é a educação do futuro.
A educação também precisa acompanhar a evolução tecnológica. Ainda que sejamos adeptos a “sempre foi assim”, a verdade é que a cada dia que passa a informação, a comunicação e a interação entre as pessoas estão cada vez mais digitais, e isso precisa ser trabalhado dentro da escola. Não podemos mais esperar para fazer a mudança. O futuro da educação está em nosso interior. Precisamos ter em mente que parte do nosso papel como educadores é preparar os jovens para o mundo que virá. A escola do futuro deve ser um lugar de experiências, onde o aluno é o protagonista. Um espaço em que as redes sociais e o uso da tecnologia sejam parte do cotidiano.
Para falar sobre as tendências escolares futuras, não podemos deixar de apontar a transmutação digital como protagonista desse processo. Porque o fato é que a tecnologia já está presente em diversas áreas do nosso dia a dia como entretenimento, comunicação, tempo livre e consumo. Consequentemente, ele não pode ser excluído do campo da educação e já propôs mudanças tanto no processo educacional quanto na gestão da escola. Para isso, alguns obstáculos como infraestrutura, conectividade e formação de professores devem ser superados. Os professores em sua maioria só tiveram contato com as ferramentas online quando já eram adultos, então é natural que encontrarem dificuldades no meio digital. A solução é investir em formação continuada e criar um ambiente de aprendizagem para as novas gerações que sejamos inovadoras. A escola deve se tornar um espaço de inovação, em que a tecnologia está disponível para todos os alunos para que possam aprender de forma ativa e interativa.
Continue lendo estes artigos para saber se sua instituição já está no caminho certo ou pode adaptar essa dica para se tornar a escola do futuro.
Rogéria Campos @rogeiracamposramos