A importância de conhecer sua persona

Quem tenta se comunicar com todo mundo, acaba não se comunicando com ninguém!

A cada dia que passa os clientes estão ficando mais exigentes e as ofertas dos concorrentes mais abundantes. Entender os desejos e as necessidades desses clientes será fundamental para ter um negócio de sucesso.

Um dos pilares do marketing digital são as estratégias de comunicação por meio da produção de conteúdo. O conteúdo é a melhor forma de gerar valor para o seu cliente em potencial, fazendo com que ele desperte o interesse pelo seu produto ou serviço. 

O que fazer para produzir um conteúdo suficientemente interessante para reter a atenção do meu cliente em potencial? 

O primeiro passo é definir para quem você está falando.

Quanto mais específico for a descrição da pessoa com a qual você quer gerar conexão, mais eficientes serão as suas estratégias de comunicação de marketing. 

Vamos começar fazendo a distinção entre dois termos que são comumente confundidos no marketing digital: público-alvo e persona.  

Público-alvo

Público-alvo é um termo mais abrangente que envolve um grupo de pessoas que têm características econômicas, sociais e comportamentais semelhantes. Esse agrupamento de pessoas faz com que você direcione melhor as suas estratégias de marketing e potencialize a chance de converter esse público-alvo em clientes. 

Alguns critérios para que você possa construir seu público-alvo são:

– Gênero;

– Idade;

– Estado civil;

– Nível de formação;

– Profissão;

– Faixa de renda; 

– Classe social;

– Localização; 

A definição do público-alvo, por mais importante que ela seja, tem um aspecto mais genérico que funciona bastante nas estratégias de marketing tradicional. Quando falamos de marketing digital, existe a necessidade do aprofundamento nas características das pessoas que pretendemos impactar.

É justamente em busca desse aprofundamento que precisamos fazer o estudo e a criação da nossa persona.

Persona

A persona, também chamado de buyer persona, é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa.

Para facilitar o exercício de criação da persona pense na seguinte situação: imagine que você tem uma chance apenas de oferecer o seu produto ou serviço para um cliente, e esse cliente teria a chance de 95% de comprar o seu produto. Descreva em detalhes clientes.

Para descrição detalhada vai muito além das características que você já construiu quando determinou o seu público-alvo. O objetivo é tornar essa descrição algo que faça com que o cliente se sinta intimamente conectado com seu conteúdo e com o seu produto.

Alguns critérios para que você possa construir sua persona são:

– Sonhos e desejos;

– Medos e dificuldades;

– Desafios;

– Estilo de vida;

– Hobbies;

– Redes sociais que mais usa;

– Personalidades que mais se identifica;

– Hábitos de consumo e compra

Exemplo de persona:

Vamos criar uma situação em que o você produz conteúdo e oferece um produto no segmento de finanças pessoais com foco nas pessoas que têm dificuldade de organização financeira.

– Arnaldo tem 24 anos

– Está cursando a faculdade de Fitoterapia 

– Trabalha como assistente administrativo

– Tem um salário de R$ 2.000,00 

– É solteiro e mora com os pais 

No seu tempo livre, Arnaldo gosta de assistir séries, ver filmes e navegar pelas redes sociais. A sua rede social preferida é o Instagram, onde gosta de compartilhar fotos da sua rotina de treino e das suas refeições. 

Arnaldo não é uma pessoa que esbanja dinheiro, porém está com dificuldade de administrar a sua renda, haja vista que precisa pagar as mensalidades da faculdade, ajudar nas despesas de casa e investir na sua qualificação profissional.

Ele tem medo de se endividar e não sabe bem como distribuir a sua renda entre despesas com a sua formação e investimentos futuros. 

Um dos desejos de Arnaldo é construir uma reserva financeira para que no futuro possa dedicar-se mais ao aprimoramento na sua profissão sem ter que passar dificuldades na hora de pagar as contas. 

Ele precisa de critérios para distribuição da sua renda e de ferramentas de controle de receitas e despesas para não extrapolar seu orçamento pessoal, e assim, ter a tranquilidade futura que deseja. 

Vantagens de definir sua Persona

A construção da persona serve para que no momento da sua produção de conteúdo e comunicação de marketing referente ao seu produto, as pessoas que estão sendo alcançadas tenham a seguinte sensação: “Nossa! Parece que ele está falando diretamente comigo”. 

Ter tudo isso muito bem definido trará diversos benefícios como:

– Criação de uma linha editorial coerente 

– Garante que está atraindo o público certo

– Potencializa o engajamento nas publicações 

– Facilita o planejamento na produção de conteúdo 

– Possibilita a criação de um senso de comunidade na sua audiência 

– É a base para construção de um produto que resolva um problema real

Para construir a sua persona de maneira eficiente, utilize os critérios sugeridos nesse texto e aprimore a sua comunicação e a sua presença digital ainda hoje.

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