Quem tenta se comunicar com todo mundo, acaba não se comunicando com ninguém!
A cada dia que passa os clientes estão ficando mais exigentes e as ofertas dos concorrentes mais abundantes. Entender os desejos e as necessidades desses clientes será fundamental para ter um negócio de sucesso.
Um dos pilares do marketing digital são as estratégias de comunicação por meio da produção de conteúdo. O conteúdo é a melhor forma de gerar valor para o seu cliente em potencial, fazendo com que ele desperte o interesse pelo seu produto ou serviço.
O que fazer para produzir um conteúdo suficientemente interessante para reter a atenção do meu cliente em potencial?
O primeiro passo é definir para quem você está falando.
Quanto mais específico for a descrição da pessoa com a qual você quer gerar conexão, mais eficientes serão as suas estratégias de comunicação de marketing.
Vamos começar fazendo a distinção entre dois termos que são comumente confundidos no marketing digital: público-alvo e persona.
Público-alvo
Público-alvo é um termo mais abrangente que envolve um grupo de pessoas que têm características econômicas, sociais e comportamentais semelhantes. Esse agrupamento de pessoas faz com que você direcione melhor as suas estratégias de marketing e potencialize a chance de converter esse público-alvo em clientes.
Alguns critérios para que você possa construir seu público-alvo são:
– Gênero;
– Idade;
– Estado civil;
– Nível de formação;
– Profissão;
– Faixa de renda;
– Classe social;
– Localização;
A definição do público-alvo, por mais importante que ela seja, tem um aspecto mais genérico que funciona bastante nas estratégias de marketing tradicional. Quando falamos de marketing digital, existe a necessidade do aprofundamento nas características das pessoas que pretendemos impactar.
É justamente em busca desse aprofundamento que precisamos fazer o estudo e a criação da nossa persona.
Persona
A persona, também chamado de buyer persona, é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa.
Para facilitar o exercício de criação da persona pense na seguinte situação: imagine que você tem uma chance apenas de oferecer o seu produto ou serviço para um cliente, e esse cliente teria a chance de 95% de comprar o seu produto. Descreva em detalhes clientes.
Para descrição detalhada vai muito além das características que você já construiu quando determinou o seu público-alvo. O objetivo é tornar essa descrição algo que faça com que o cliente se sinta intimamente conectado com seu conteúdo e com o seu produto.
Alguns critérios para que você possa construir sua persona são:
– Sonhos e desejos;
– Medos e dificuldades;
– Desafios;
– Estilo de vida;
– Hobbies;
– Redes sociais que mais usa;
– Personalidades que mais se identifica;
– Hábitos de consumo e compra
Exemplo de persona:
Vamos criar uma situação em que o você produz conteúdo e oferece um produto no segmento de finanças pessoais com foco nas pessoas que têm dificuldade de organização financeira.
– Arnaldo tem 24 anos
– Está cursando a faculdade de Fitoterapia
– Trabalha como assistente administrativo
– Tem um salário de R$ 2.000,00
– É solteiro e mora com os pais
No seu tempo livre, Arnaldo gosta de assistir séries, ver filmes e navegar pelas redes sociais. A sua rede social preferida é o Instagram, onde gosta de compartilhar fotos da sua rotina de treino e das suas refeições.
Arnaldo não é uma pessoa que esbanja dinheiro, porém está com dificuldade de administrar a sua renda, haja vista que precisa pagar as mensalidades da faculdade, ajudar nas despesas de casa e investir na sua qualificação profissional.
Ele tem medo de se endividar e não sabe bem como distribuir a sua renda entre despesas com a sua formação e investimentos futuros.
Um dos desejos de Arnaldo é construir uma reserva financeira para que no futuro possa dedicar-se mais ao aprimoramento na sua profissão sem ter que passar dificuldades na hora de pagar as contas.
Ele precisa de critérios para distribuição da sua renda e de ferramentas de controle de receitas e despesas para não extrapolar seu orçamento pessoal, e assim, ter a tranquilidade futura que deseja.
Vantagens de definir sua Persona
A construção da persona serve para que no momento da sua produção de conteúdo e comunicação de marketing referente ao seu produto, as pessoas que estão sendo alcançadas tenham a seguinte sensação: “Nossa! Parece que ele está falando diretamente comigo”.
Ter tudo isso muito bem definido trará diversos benefícios como:
– Criação de uma linha editorial coerente
– Garante que está atraindo o público certo
– Potencializa o engajamento nas publicações
– Facilita o planejamento na produção de conteúdo
– Possibilita a criação de um senso de comunidade na sua audiência
– É a base para construção de um produto que resolva um problema real
Para construir a sua persona de maneira eficiente, utilize os critérios sugeridos nesse texto e aprimore a sua comunicação e a sua presença digital ainda hoje.