Tudo em você comunica, desde o modo como você se veste, como fala, se expressa, sua postura, o que faz e como faz, absolutamente tudo passa uma mensagem. Visto isso, o que esse conjunto de ações e características reflete para as pessoas? Você já parou para pensar e avaliar isso, ou essa não é uma preocupação que passa pela sua cabeça?
Se você não se preocupa com a imagem que transmite e conseqüentemente com que as pessoas pensam sobre você baseado nisso, te convido então para prestar um pouco mais de atenção neste aspecto e entender os motivos que fazem a sua imagem pessoal ter muita importância nos mais diversos ambientes da sua vida, principalmente na sua construção profissional e carreira.
A imagem pessoal vai muito além da perspectiva que temos sobre nós mesmos, abrangendo igualmente a forma como as outras pessoas nos enxergam. A partir do modo como nos comportamos, nos vestimos e nos expressamos, as pessoas a nossa volta formam suas impressões sobre nós.
Portanto, a maneira como nos apresentamos é uma ferramenta importante não apenas na vida social, mas também no mundo corporativo, onde a aparência tem sido cada vez mais valorizada. O impacto que causamos no meio pode ser um importante aliado quando conseguimos comunicar visualmente nossas qualidades e transmitir adequadamente nossos objetivos e capacidades.
A Primeira Impressão
Normalmente sabe-se que “ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Management Institute of Tecnology dos EUA, são necessários apenas 3 segundos para que as pessoas formem uma primeira impressão ao se depararem com alguém pela primeira vez, e o aspecto visual corresponde a 25% do impacto que causamos no outro. O tom de voz corresponde a 18%, a adequação das palavras a 14% e a linguagem corporal a 10%.
Escolher uma roupa para um encontro, uma reunião ou mesmo apenas para ir trabalhar no dia a dia pode parecer uma tarefa simples ou desimportante para alguns. Porém, além de estar de acordo com a temperatura, com a ocasião, com o estilo e com o tipo físico de cada um, o vestuário também precisa estar de acordo com a idéia que queremos passar sobre nós mesmos, exatamente porque pode funcionar como forma de comunicação não verbal poderosa.
Por melhor que seja um produto, é muito mais difícil vendê-lo se a embalagem tiver péssima aparência ou não comunicar devidamente as qualidades do que está dentro dela. Mesmo que inconscientemente, julgamos as pessoas da mesma maneira.
Não apenas no convívio social, mas principalmente no âmbito corporativo, se a aparência de um profissional nos causa má impressão, é possível que não nos sintamos seguros ou à vontade para trabalhar com ele.
Imagem e percepção
A imagem que você transmite é um conjunto de associações e valores, ou seja, toda característica é responsável por projetar a idéia que outras pessoas possam ter sobre você. A percepção, por sua vez, tem por conceito o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa, na prática, isso significa que todo aquele conjunto que compõe a sua imagem, seja uma fala, um gesto, uma roupa, tudo isso gera uma percepção para o outro, que irá interpretar o seu comportamento, fazendo uma avaliação/julgamento que pode ser positivo ou não.
Imagem e mercado de trabalho
Você deve se questionar quanto à imagem que você transmite, o que as pessoas percebem é coerente com o que você acredita e deseja estar comunicando, se ela corresponde aos seus objetivos a ponto de abrir caminhos até eles. É muito importante que você pense sobre isso, afinal, nem sempre a nossa imagem percebida é aquela que nós gostaríamos de passar.
Imagine, por exemplo, que você passe a idéia de que é alguém fechado e pouco receptivo quando, na verdade, você é uma pessoa expansiva. Se o seu desejo é ser visto de uma forma e a sua imagem é algo completamente diferente, isso significa que tem algo errado na forma que você expressa isso.
Trabalhe o seu autoconhecimento, isso vai te ajudar no alinhamento entre essa expectativa Vs. realidade, bem como, no reconhecimento do que precisa ser trabalhado e desenvolvido para que você transmita uma imagem alinhada com seus objetivos e valores.
Quem acredita que se preocupar em melhorar a imagem é coisa de artistas e personalidades famosas, comete um grande erro. Apesar de ser uma crença comum, ter uma boa imagem, e um alinhamento da mesma com seus objetivos de carreira, além de não ser uma exclusividade do mundo da fama, deveria ser algo obrigatório na lista de prioridades para todo o tipo de profissional.
Todos nós temos uma imagem a zelar, e em algum momento o ambiente profissional irá cobrar isso. Imagine, por exemplo, no âmbito corporativo, onde milhares de pessoas disputam espaço no mercado de trabalho e boas oportunidades demandam o desenvolvimento de tantas habilidades. Como se diferenciar e destacar-se nesse meio? Com certeza, investir na sua imagem é um dos caminhos.
Você é o seu cartão de visita e construir uma imagem coerente é um carimbo essencial no passaporte que vai te permitir entrar e conquistar espaço em um mercado de trabalho que busca por profissionais reconhecidos, que transmitam credibilidade e confiança, capazes de desempenhar funções diferentes, bem adaptados e que produzem bons resultados.
Isso sem falar em quem deseja ter o próprio negócio e apostar no empreendedorismo, nesse caso, ter uma rede de contatos e uma imagem positiva pode ser considerado algo ainda mais crucial para abrir portas e ajudar na aquisição de clientes.
O que acha de aproveitar toda essa reflexão e virar a chave investindo em você e na sua imagem pessoal? A dedicação de tempo e recursos nessa jornada de autoconhecimento e da projeção assertiva de quem você deseja ser, é necessária para a sua construção de carreira e o acesso às oportunidades certas.
@glaciene.forte
@glacienebassi