O Natal está chegando e traz altas expectativas para os comerciantes. Por mais que 2020 tenha sido um ano atípico e difícil para muitos brasileiros, isso parece não ter afetado muito o espírito natalino das pessoas.
Ainda vivemos um cenários de incertezas por causa da Covid-19 e da crise econômica, mas é preciso prensar na preparação para a data. Por isso, agora é a hora de focar todos os esforços na sua campanha de Natal, lembrando sempre que as pessoas já poderão começar a comprar antecipadamente seus produtos ou serviços. Então, o que fazer para vender no Natal?
Ao mesmo tempo que as compras pela internet aumentaram, uma pesquisa realizada pela Rakuten Advertising mostrou que 45% dos brasileiros vão dar preferência para negócios locais nas compras de fim de ano.
Tanto para quem tem loja física quanto para quem tem loja virtual, investir em marketing digital neste período é essencial.
Mesmo que um consumidor faça compras em lojas físicas, é muito provável que ele dê uma espiada no Google antes.
Entrar no clima do Natal significa, também, criar layouts temáticos para seu site e suas redes sociais. Você pode trabalhar com as cores, com símbolos ou com adaptações. O importante é que fique claro que esse layout diferente é para celebrar essa época do ano.
Você pode ainda elaborar conteúdos com dicas de presentes para diferentes tipos de pessoas ou para contextos diferentes, como aquele já tradicional amigo secreto do trabalho ou da família.
Aproveite a época para focar a estratégia nas Redes Sociais, vender e promover suas ofertas. Logo, use os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos.
O Facebook, por exemplo, permite que você crie um carrossel de imagens dos produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos.
Já no Instagram – além do carrossel de imagens com fotos e preços “clicáveis” dos produtos – é possível criar o anúncio com o botão “compre agora”, que redireciona para o link da página de ofertas ou já para a página de produtos.
Poucas ações possuem um potencial de alcance tão grande como concursos e sorteios. E o Natal é uma época muito propícia para essas realizações. No período natalino, os consumidores estão procurando ativamente por muitos presentes. Faça dessa procura uma oportunidade para gerar mais Leads para o seu negócio!
Você pode promover um sorteio da forma clássica ou também concursos para estimular a participação e a criatividades da sua audiência.
Apenas certifique-se, ao realizar sorteios ou concursos, de que é tudo legal e permitido.
Você pode incentivá-las desde já com uma lista de desejos! Ofereça essa lista em sua loja virtual para as pessoas serem lembradas assim que a data estiver chegando.
Mas você pode ir além e criar outras ações de Natal. O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder muito forte de viralização. Entenda que nem todos os seus seguidores vão comprar de você hoje. Mas poderão comprar em uma outra época. Use, então, as redes sociais não só para venda, mas também para gerar tráfego e melhorar o relacionamento com o público.
Colocadas em prática as dicas anteriores para utilizar o marketing digital no Natal, é hora de divulgar suas páginas e seus produtos de forma mais efetiva, realizando patrocínio (impulsionamentos). Dessa forma, suas postagens terão alcance muito maior, gerando mais interesse pelos seus produtos e serviços, com isso, possibilitando melhores resultados nas suas vendas.
Concentre-se no seu público, na conexão que você tem e quer manter com seus seguidores e dê seu melhor. Será leve, gostoso e você poderá desfrutar das férias tranquilamente, sem cair no esquecimento.
Boas vendas e Sucesso!
Por: Ricardo MdeMelo
Especialista em Marketing Digital
MdeMelo Marketing Digital