A origem do Gin

Em meados do século XVII (aproximadamente 1650), na Holanda, o médico e professor Francisco de La Boie (conhecido como Sylvius) pesquisava um remédio que amenizasse problemas renais. Ele misturou zimbro ao destilado de cereais, e esse remédio diurético mais tarde ficou conhecido como Gin.

Na década de 80, o gin teve grande sucesso, porém com a chegada dos anos 90 e 2000, o público aderiu a bebidas prontas, o que levou ao destilado aromático cair no ostracismo.

Porém, por volta de 2007, alguns chefs de cozinha europeus renomados relataram que, após longas jornadas de trabalho, eles se refrescavam nos dias quentes com grandes taças de gin tônica com gelo. Muitos deles desenvolveram a forma perfeita de saborear e criaram receitas de drink rápidos o suficiente para o gin se tornar novamente um sucesso!

O nome do destilado é resultado da compilação das variantes do nome do zimbro, que em holandês é genever, genievre em francês e ginepro em italiano. A Itália, mais precisamente na Toscana, é a principal região produtora de zimbro.

Ele foi um grande aliado dos soldados ingleses que lutavam pela Europa na Guerra dos Trinta Anos. O objetivo da bebida, nesse caso, era espantar o frio. No entanto, os combatentes continuaram degustando o destilado, mesmo depois de voltarem para casa.

Desde que passou a ser produzido e comercializado pelas principais destilarias do mundo, o gin não parou de surpreender. A principal explicação para isso pode ser encontrada em seu processo de fabricação.

Junto ao zimbro e ao álcool de cereais, os alquimistas que se dedicam à produção da bebida se valem do domínio técnico e da criatividade para produzir rótulos peculiares. À receita base, diversos botânicos são adicionados a partir de uma combinação harmônica de sabores e aromas. 

Outro grande segredo do destilado é o processo de maceração. Geralmente, o gin permanece dentro de um alambique de cobre por, aproximadamente, 24 horas. Nesse recipiente, são macerados, além do zimbro, vegetais de diferentes tipos.

Vamos para a receita?

Gin tônica com limão

Ingredientes

Gelo a gosto

2 doses de gin (cerca de 60 ml)

4 doses de água tônica (cerca de 120 ml)

Suco de 1 limão

Alecrim e rodelas de limão para decorar

Modo de preparo

Preencha uma taça com gelo e passe limão na borda.

Adicione o gin, a água tônica, o suco de limão e misture bem.

Decore com rodelas de limão e um ramo de alecrim.

Agora é só servir! Aproveite.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter