A sociologia tem algum papel na educação?

A sociologia foi criada no século XIX baseada na necessidade de compreender a forma como a humanidade se organiza e questiona as estruturas vigentes, sejam elas econômicas, políticas ou culturais.

Na última terça-feira (28/07), a educação brasileira virou pauta nacional com a repercussão do caso do professor de sociologia Osvaldo Machado da Silva Neto, que foi demitido de uma escola particular na capital goiana. De acordo com a instituição de ensino, a demissão foi causada por “manifestações políticas” no ambiente escolar.  As discussões circundantes do tema tem relação expressa com o acirramento político, visto que estamos em ano eleitoral. Porém, mais importante que o estabelecimento de dicotomias é a análise educacional do acontecimento. O peso do assunto deve ser relacionado ao papel dessa nos colégios.
O trabalho do sociólogo (atuante na licenciatura ou não) é, por definição, criticar papéis já estabelecidos cotidianamente. Um grande nome desta área, o alemão Max Weber estabelece uma conexão profunda entre sociedade e poder. Questão intimamente ligada ao papel da polícia, que só promove dominação baseada na legitimidade do Estado (no conceito weberiano chamamos de “dominação legal”). Desse modo, percebe-se que dentre os atributos de um estudante da área estão análises sobre o poder exercido pelo policiamento e, cabem a eles também, repensar tais organizações para aprimorá-las. Com isso em mente, é necessário frisar que o professor Osvaldo estava exercendo seus atributos acadêmicos e refletindo sobre tais funções sociais, levando seus alunos a fazerem o mesmo.
Ademais, dentro do ambiente escolar a sociologia é responsável por parte crucial da formação intelectual dos estudantes. Ela proporciona alternativas eficientes para os problemas sociais e permite aos alunos uma ampla visão dos acontecimentos do dia a dia, dando a eles criticidade suficiente para formar suas próprias resoluções. Concluímos assim, que não se trata de “manifestações políticas” e sim, de um julgamento superficial e pouco fundamentado daqueles que não conhecem a função das ciências sociais em quaisquer âmbitos. 

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Uma resposta

  1. Excelente análise ! Fiquei estarrecida ao receber a notícia de que um profissional tão competente como professor Osvaldo estava sendo, indiscutivelmente, CENSURADO em seu ambiente de trabalho (o qual deveria protegê-lo de acusações infundadas).
    Que o conhecimento e a difusão da criticidade entre os jovens não sejam silenciados jamais !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter