Até os 06 meses, só leite materno!

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os 06 meses de idade. Isto porque ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o crescimento saudável da criança. Isso significa que muitas mães estão indo contra a determinação de especialistas quando oferecem outros alimentos ou bebidas para a criança.

Muitas mães acreditam que no calor excessivo os bebês sentem sede e precisam de água, mas isso não é verdade. O próprio leite materno, nesses primeiros meses da vida da criança tem uma composição ideal para as duas finalidades nutricionais: suprir a sede e a fome do bebê!

Chá é outra bebida que os pais costumam oferecer aos bebês, mas se não há uma orientação específica do pediatra ou do endocrinologista pediátrico para oferecer o chá, o bebê não deve ingeri-lo. Primeiramente porque ela pode se acostumar com o gosto do chá e isso podem atrapalhar o início do aleitamento materno, segundo que quando o chá é oferecido na mamadeira, isso pode comprometer a biomecânica da sucção no seio materno, causando o que chamamos de confusão de bicos no bebê.

As papinhas, as frutas amassadas e os sucos também estão fora da lista de alimentos para bebês menores de 06 meses. Além da grande quantidade de açúcar presente nesses alimentos e o organismo dos bebês nesta fase está se aperfeiçoando para receber após os 06 meses os alimentos diferentes do leite materno, os alimentos são completamente dispensáveis para esta fase da criança.

Então, o melhor caminho é o mais simples: oferecer o leite materno ao bebê até os meses, exclusivamente!

Regina Severino @reginaseverino_consultora

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter