Como começar do zero no marketing digital?

Apesar de ser uma área em constante crescimento, o marketing digital não é tão simples quanto aparenta e difere-se do comércio físico e do marketing tradicional, por isso é necessário sempre estar atento e atualizando-se quanto às abordagens adotadas e seguir algumas estratégias.


O marketing digital ganha cada vez mais espaço e tem sido meio gerador de novos negócios e rende muitas oportunidades para as empresas. Em um mercado cada vez mais exigente e mutável é preciso estar frequentemente atualizado sobre as tendências e novidades do marketing digital.
O mais importante quando se inicia no marketing digital é ter uma boa base de conhecimento. Para isso não tem jeito, a melhor alternativa é estudar. Antes de sair fazendo qualquer ação, qualquer anúncio, qualquer disparo de e-mail, é importante que você se capacite e tenha uma visão abrangente do marketing digital.

Diferentemente do marketing tradicional – ou offline -, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.

Dicas de Marketing Digital para iniciantes
– Invista na sua transição de carreira para o digital:
Buscar conhecimento na área de Marketing Digital, uma das mais promissoras do mercado, é uma excelente maneira de se preparar para essas mudanças e se destacar. 
Por isso, invista na sua educação: faça cursos de Marketing Digital gratuitos ou pagos, busque mentorias e participe de eventos na área para realmente mergulhar no mundo digita.


– Tenha um planejamento de marketing digital.
Independente de qual seja seu projeto, o início sempre depende de um planejamento para que, no futuro, você não tenha problemas e desconfortos com etapas que não foram concluídas.

A análise do setor do mercado que você pretende atuar é o ponto de partida. É preciso descobrir se este setor está ou não em crescimento e quais são seus potenciais, pois estratégias de marketing digital diferentes deverão ser pensadas em casos de mercados novos e com potencial alto de crescimento e uma área que já esteja madura ou em declínio.

Feito isso, a necessidade agora é descobrir qual a imagem do público perante o setor, qual o índice de confiança e credibilidade e ainda saber as oportunidades que podem ser exploradas. Depois, vale conter em seu planejamento de marketing digital, a análise minuciosa de seus concorrentes diretos e indiretos. Por fim, estabeleça objetivos, pois seu plano de marketing digital deve estar 100% voltado aos seus objetivos.

– Desenvolva as habilidades essenciais para atuação no marketing digital
O mercado digital não precisa apenas de profissionais com habilidades técnicas e conhecimento sobre as ferramentas. Para crescer na carreira, uma das dicas de Marketing Digital para iniciantes é investir também nas habilidades comportamentais ou soft skills.
Se quer saber não só como trabalhar com Marketing Digital, mas se destacar na área, é importante conhecer um pouco sobre tudo para entender como os conceitos e metodologias se relacionam e podem ser usados, separadamente ou em conjunto, para alcançar os melhores resultados.

– Descubra quem é seu público/persona e fale a língua dele
Seu público ideal também é conhecido como Persona. É através desta definição que você personificará a maneira como seu público costuma agir, quais são seus hábitos de consumo, como são suas preferências. Entenda que seu público será aquele que irá consumir seus produtos e informações, sejam virtuais ou físicos. 
Persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio, com dados reais sobre comportamento e características demográfica dos clientes. A Persona dá a direção para a criação de conteúdo e de marketing digital.
Depois de descobrir qual é sua persona, você precisa trabalhar sua linha de marketing digital baseado na linguagem que seu público entende. É uma linguagem formal ou mais moderna? Lembre-se que para prender a atenção do seu público é preciso utilizar as imagens e os elementos textuais corretamente, de modo que provoque reações nas pessoas, gerando comentários, compartilhamentos e mais envolvimento, é assim que você começará a perceber que sua estratégia de marketing digital está surtindo efeitos.

– Produza conteúdos de valor e qualidade
Mantenha essa dica de Marketing Digital para iniciantes em mente e não se esqueça de focar na produção de conteúdo – uma estratégia extremamente relevante para a área.
Saber se comunicar nos mais diferentes canais, seja por imagens, vídeos ou textos, é um diferencial importante para quem quer seguir uma carreira na área e conquistar espaço no mercado.
O importante é focar no que seu público mais gosta de consumir. Várias possibilidades existem e podem ser exploradas de muitas maneiras como vídeos, que são consumidos com mais frequência, pois possui a facilidade de englobar áudio e vídeo em um só lugar, gerando empatia e conexão com o cliente potencial.

– Entenda sobre Tráfego Pago
Alcançar tráfego e conseguir conversões com uma estratégia orgânica é maravilhoso, mas muitas vezes são as mídias pagas que impulsionam e aceleram o crescimento de uma campanha.
Por isso, entenda como elas funcionam e acompanhe as principais práticas da área para saber como investir dinheiro em anúncios e ter o retorno desejado.

– Invista em redes sociais
Investir em marketing digital sem colocar no seu planejamento inserir sua empresa nas redes sociais é um pensamento inviável. É preciso saber qual meio funciona melhor para você, página no facebook, perfil no instagram, canal no YouTube, entre outras possibilidades. 
Com seus perfis devidamente criados é hora de iniciar as publicações de conteúdos e manter, sempre, as páginas atualizadas e com novidades. Além do mais as ações que as redes sociais disponibilizam proporcionam você promover seus conteúdos e direcionar delicadamente seu público, o que aumentará a possibilidade de vendas e conversão em leads.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Uma resposta

  1. Perfeito, Me ajudou muito seu texto, Você usa o programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis com ele você pode publicar seu site link em mais de 350 sites de anuncios de forma automática usando esse programa, com certeza vai ter muito resultado com seu material ou para divulgar seu conteudo, é só pesquisar no Google pelo nome do aplicativo. Seu conteudo foi muito útil. Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter