Em meio a tanta informação, inspiração e tendências, nem sempre é fácil se entender e encontrar seu modo de vestir. O estilo é o resumo da personalidade de cada um e, justamente por isso, quando ele é reconhecido e usado, é capaz de iluminar qualquer pessoa.
Quando olhamos para uma pessoa estilosa que chama a atenção por onde passa, pode até parecer que descobrir o próprio estilo seja algo muito complicado, que demanda demais de si mesmo, mas não é bem assim. Claro que o autoconhecimento é fundamental nesse processo, uma vez que o que você veste reflete aquilo que você é. Ou seja, suas vivencias, ideais, personalidade, tudo é externado no que você veste e o seu look diz muito sobre você, sem que uma palavra sequer seja dita. Por isso, é tão importante abandonar a zona de conforto, conhecer mais sobre si mesmo e investir em peças que refletem a sua maneira de ser, pensar e viver. Afinal, antes que você seja capaz de formular sua primeira frase ao chegar a um ambiente, o seu visual já falou por você.
Podemos dizer que o autoconhecimento é uma chave importante para qualquer área de nossa vida. Quando falamos de estilo isso não é diferente. Entender como você quer ser vista e identificar o modo como você pode expressar isso, são dois pontos necessários. Nosso visual tem um grande impacto, mas é comum que muitas pessoas ainda não tenham encontrado o seu estilo próprio. Trago aqui algumas dicas para te ajudar a ampliar seus horizontes e identificar as peças que podem falar por você.
Um ótimo exercício para entender suas características e preferências é fazer uma lista. Em uma folha de papel, escreva itens marcantes da sua personalidade. Depois circule por quais deles você gostaria de ser vista, identificada. Feito essa atividade, você já terá elementos para uma próxima etapa, que é a de como posso traduzir minhas preferências em looks?
Conheça e entenda seu corpo
É preciso além do shape que mais valoriza seu corpo. Você precisa se perguntar: o que eu quero valorizar? Esse é um questionamento importante a ser feito. Você é a protagonista da sua história, por isso, entenda o que você quer evidenciar em si mesma.
Escolha peças que te façam sentir bem consigo, nas quais você se sinta confortável e linda. O ponto principal é agradar a você mesma e explorar suas vontades e desejos. Conhecendo mais seu corpo e entendendo sua personalidade, você pode colher frutos incríveis na sua trajetória de estilo pessoal.
Se disserem que você tem que esconder algo, pense duas vezes. O corpo é seu e não há problema de expor alguma característica específica. Lembre-se: seu corpo é seu templo, nada de fazê-lo ficar desconfortável só para agradar os outros ou fingir ser alguma coisa que não é por causa do que os outros vão pensar.
Reúna suas referências
Inspiração é algo fundamental quando queremos criar qualquer coisa. Ela é uma grande aliada quando você quer boas idéias na hora de se vestir. A internet é um mar de possibilidades quando falamos de montar seu portfólio de referências. Selecione seus sites favoritos sobre moda, crie pastas com as imagens dos looks. Se pergunte, o quê de fato te atraiu naquelas produções. Tente encontrar pontos em comum, listar quais características dos looks fizeram seu coração bater mais forte.
As referências têm como objetivo apenas nos dar idéias, por isso, não precisa seguir nada à risca. Interprete o que mais gostou no seu visual. Solte sua criatividade! Nossos gostos vão mudando e com isso, vamos nos lapidando cada vez mais. Com o tempo, ganhamos mais maturidade e, com ela, mais autoconhecimento.
Priorize a sua imagem
A moda é diversa e nos apresenta muitas opções. Nas vitrines, nas semanas de moda e até mesmo as redes sociais, os estilos se misturam e isso pode te fazer balançar. Mas, não se deixe influenciar por aquilo que vê por aí. Priorize a sua imagem, aquela que você quer transmitir, e não a que os outros expressam.
Prioridades e necessidades
Descobrir seu estilo pessoal, não implica em sair comprando tudo que vê pela frente e que se encaixa no que definiu para você. É importante fazer compras de maneira consciente, até mesmo para não errar e, novamente, deixar peças encostadas no guarda roupas. Por isso, faça uma lista de compras com suas prioridades e necessidades, e siga ela a risca, evitando assim as compras por impulso. Além disso, a lista te ajuda a definir as peças que realmente fazem parte do seu estilo pessoal sem distrações.
Sem medo
Não tenha medo de inovar, de apostar e de mudar. Descobrir seu estilo não significa que ele seja imutável e que você não pode mudá-lo, afinal, até aqui mostrei que seu estilo comunica quem você é, e nós mudamos, evoluímos. Hoje você pode estar mais contemporânea, amanhã mais romântica. Se hoje o look não agradou tanto, amanhã tente de novo. Os dias passam e as produções também. Seu estilo fala por você e ele precisa te deixar satisfeita e confortável com o que você usa e mostra ao mundo.
Uma ferramenta muito interessante nesse processo é a consultoria de estilo. Uma expert pode te auxiliar em relação às suas maiores dificuldades na hora de se vestir. Além de propor novos looks e facilitar a sua vida na hora de criar suas composições.