Como implantar Contabilidade Consultiva

O sucesso da contabilidade consultiva não está ligado a ela em si, mas sim à forma de utilização e para tal é necessário conjecturar os objetivos com as mudanças. Portanto, inicialmente se faz necessário refletir sobre as metas e a geração de valores para os clientes, considerando o exercício das atividades estratégicas no lugar de atividades com ênfase no fisco. Pense qual é o propósito da implantação da contabilidade consultiva.

Após compreender o propósito, é necessário compreender as oportunidades e ameaças da gestão contábil consultiva para planejar as mudanças da empresa contábil. O nível de planejamento será impactado pelo volume de mudanças. No entanto, é fundamental analisar a carteira de clientes para estabelecer estratégias consultivas para os potenciais clientes que serão migrados da contabilidade tradicional para a consultiva, pois, apesar de ser vantajosa, é possível que algum cliente não tenha interesse neste tipo de serviço. Razão pela qual, o planejamento no sentido de como irá personalizar o serviço de cada cliente impacta na atuação das atividades da empresa contábil, logo, terá que atuar com modalidades diferentes de recursos e processos organizacionais. Portanto, faça um planejamento amplo e considere o seu modelo de negócio, levando-se em consideração a atualização dos contratos de prestação de serviços e dos preços destes. 

Contabilidade consultiva se difere de contabilidade digital, no entanto, as duas têm a necessidade de utilização de soluções tecnológicas para otimizar os processos e rotinas. Como a contabilidade consultiva tem natureza estratégica para o cliente, plataforma de gestão contábil que permite uma visão estratégica se faz necessária, possibilitando ao cliente ter mais autonomia e eficácia no processo de tomada de decisão do seu negócio, uma vez que um dos objetivos da contabilidade consultiva é entregar valor ao cliente.

Face ao exposto, uma etapa importante para começar a atualizar a contabilidade consultiva é treinar a equipe para que seja cultura da empresa contábil e a equipe sinta-se importante e engajada. O alinhamento da equipe é essencial.

Por fim, nunca perca de vista o propósito da contabilidade consultiva que é, gerar valor ao cliente e esse será um dos diferenciais competitivos para a empresa contábil. No entanto, há uma necessidade de mudança de cultura também no cliente. E essa mudança de cultura irá ocorrer de acordo com o planejamento estabelecido para cada perfil de cliente. É preciso falar a linguagem dos clientes para explicitar os valores que a contabilidade consultiva proporcionará aos negócios.

Ivone Vieira 

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter