COMO OUSAR E SE MANTER ELEGANTE

Diferente do que muita gente pensa, a elegância de uma peça não está focada apenas no tecido de luxo, mas sim em algumas características gerais que a roupa apresenta. O minimalismo além de deixar tudo versátil, evita a poluição visual causada pelo excesso de informações em um look. E como ser um pouco mais ousada e ainda sim manter-se elegante e sofisticada?

 Ser elegante e manter a sofisticação e ousar ao mesmo tempo, uma ótima aposta é acrescentar as texturas aos looks. Podemos estar com um look monocromático que é extremamente elegante, e podemos inserir alguns elementos de destaque na produção que a tornará mais interessante. Esses elementos interessantes podem ser, um drapeado, um plissado, pluma que está super em alta, couro, tricô e rendas com transparência. 

Tudo que traz textura para o look acaba enriquecendo e denota um ponto de ousadia, pois esses pontos são considerados fora do convencional e fora do eixo. Um look monocromático mantém a elegância e por ser monocromático nos alonga e faz com que a produção fique mais interessante, mas trazer a textura dá aquele toque diferenciado. É aquele detalhe de informação de moda que agrega e arremata o look. Principalmente quando é uma produção monocromática que não tem erro, mas que a gente consegue ainda mais um toque interessante adicionando os detalhes em texturas. Não é porque o look é monocromático, que ele deve ser exatamente do mesmo tecido, a mesma “cor sim”, mas o mesmo “tecido não”. Nós podemos brincar com esses detalhes.

Temos outra opção muito legal, que é a ideia de apostar em peças que nos dão a sensação de zona de conforto, (alfaiataria) mas dentro da alfaiataria ter certa liberdade e a licença poética de brincar com as cores, com as texturas, e até mesmo com shapes diferentes. Quando apostamos na alfaiataria que por si só já transmite elegância e sofisticação, um arremate muito especial na peça, nós conseguimos ir um pouquinho além, e sair um pouco do óbvio, do lugar comum ousando nas cores, no recortes e até em uma manga diferente. Com isso você mantém a essência da alfaiataria, mesmo inserindo toques diferenciados.

O interessante é manter aquilo que você considera sua zona de conforto, e ousar nos elementos como as cores, um neon, por exemplo. Outros elementos complementares são os acessórios, podemos sair do óbvio usando um brinco, um lenço, um cinto e várias outras opções de acessórios. Mesmo usando um acessório super diferente, que te tira completamente da condição do óbvio, você consegue manter a sua essência e elegância.

Os acessórios nos ajudam a imprimir nosso DNA de estilo, são elementos que comparados ao vestuário, ele tem um valor agregado mais fácil para podermos ousar e investir. Eles são os grandes responsáveis por dar o tom aos nossos looks. Quando você opta por usar uma produção mais rígida e mais séria, um monocromático, um look mais formal apostando na alfaiataria, ouse nos detalhes com os acessórios. Seja com detalhes diferentes, como um colar ou um brinco chamativo, são elementos interessantes que fazem sentido.

Indo um pouco além dos acessórios, podemos partir para os detalhes nas peças, os detalhes das roupas. Esses detalhes podem ser: uma amarração, uma franja, uma textura diferenciada de transparência, são os detalhes que fazem toda diferença. Sabemos que a construção de um look, se faz por detalhes, uma conjuntura que agrega muito no resultado final.

Uma produção por si só, como por exemplo: uma calça jeans e uma camisa branca, eles podem ser o mesmo para todos, mas cada pessoa irá editar a sua de formas diferentes. Essa edição é possível através dos complementos que cada pessoa irá adicionar nesta produção, como os acessórios, bolsa, calçado, um detalhe com lenço, enfim, até uma presilha que você usar em seu cabelo vai fazer com que dê essa conotação diferente. São elementos que trazem esse toque de ousadia que você consegue inserir em toda finalização, seja na forma como você dobra a barra da sua calça, a camisa que você ao invés de deixar as mangas abotoadas nos punhos, você as dobra até a metade dos braços, deixando um pouco de pele à mostra. Essas finalizações e os complementos dão o tom ao look, ajudando a trazer um pouco mais de ousadia.

Algo muito bacana para mantermos a elegância e ainda sim ousar, e apostar na compensação de comprimento. Isso é um ponto-chave maravilhoso, pois se usamos uma peça muito curta, mas estamos com mangas longas, cobriu a parte de cima, mas na parte de baixo está com um pouco de pele à mostra. Com isso, já remete a ousadia e elegância ao mesmo tempo, e vise-versa, também vale uma peça super longa, mas com um decote maior. Você está mostrando um pouco mais o seu corpo, porém está se escondendo em relação à outra proporção do seu corpo em outro ponto. Isso faz com que você ouse, mas ao mesmo tempo mantém a elegância. 

O equilíbrio na silhueta é muito interessante quando queremos transmitir ousadia e elegância ao mesmo tempo. Podemos ousar sim, mas vale lembrar que o equilíbrio é primordial para manter-se elegante. Quando se deseja ser elegante, é importante que se tenha em mente o equilíbrio em todos os sentidos, pois a elegância é você estar com tudo na medida certa, sem exageros gritantes.

A elegância está relacionada a tudo isso, é tudo muito equilibrado e bem dosado. As roupas são apenas um complemento da elegância, pois ser elegante vai além de se vestir de forma equilibrada, seu comportamento, ações, seus gestos, modo de andar, tom de voz, sua essência deve complementar.
Tudo que inserimos em nossa imagem é traduzido pelas pessoas, e acaba dizendo muito a respeito à forma como nos apresentamos em sociedade, a forma como queremos ser lidos pelas pessoas.

Glaciene Forte: Personal Stylist e Consultora de Imagem em formação pela Escola de Estilo.

Mentora: Danny Padilla

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter