Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A falta de tempo é um dos principais argumentos utilizados para explicar o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, onde o espaço profissional acaba invadindo o espaço pessoal, gerando baixo desempenho profissional. Dessa forma, ambas as vidas estão comprometidas, além do que, deve-se avaliar como a vida profissional está conduzindo a vida pessoal. O equilíbrio deve iniciar na autoavaliação pessoal para que a vida profissional seja de sucesso.

Para equilibrar a vida pessoal e profissional faz-se necessário ter objetivos e prioridades definidos. Ou seja, se não se sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. No entanto, pode-se viver experiências interessantes ou amargas. Portanto, você deve ser o único protagonista da sua história.

Defina objetivos e prioridades de modo que você saiba o que quer e como pode ser alcançado. A vida pessoal norteada por valores estabelecerá as decisões e as responsabilidades profissionais mostrarão as prioridades. No entanto, o foco na vida pessoal é a base para uma vida profissional de sucesso.

Os objetivos e prioridades se converterão em ações do dia a dia. Portanto, crie hábitos de planejar as rotinas e organizar os horários. Dessa forma, quando se sabe o que fazer e quando fazer, as rotinas tornam-se se tangíveis e gera um bem-estar de ter alcançadas. Não há a necessidade de engessar o seu dia a dia, mas de estabelecer os alcançáveis diariamente com foco no propósito de vida. Pois, as prioridades orientarão o planejamento. O objetivo é equilibrar a vida pessoal e profissional sem ter que renunciar a uma ou a outra.

Aprenda a delegar. A delegação é uma boa gestão de tempo para melhorar o aproveitamento do planejamento das ações. Dessa forma, torna-se mais fácil separar vida pessoal de profissional, concedendo mais tempo para as prioridades definidas. Além, de melhorar a capacidade de atingir os objetivos e metas com maior desempenho. 

Aprenda a desconectar-se da vida profissional, isto é, afastar-se dos compromissos do trabalho de forma responsável e dar um tempo a você. Quando se vê importante trabalhar até mais tarde, levar tarefas do trabalho para casa ou quando há dificuldade de gerir a separação dos aspectos profissionais e pessoais, pode ser o sinal de que um desequilíbrio esteja acontecendo e há uma grande probabilidade de a vida pessoal e profissional não estarem indo bem. 

Conecte-se consigo mesmo e desconecte-se de tudo que te escraviza, para que tenha uma vida saudável e de sucesso, pois cuidar da saúde mental é imprescindível para garantir o bem-estar.

Crie hábitos saudáveis para garantir a inteligência emocional e física. Alimente-se bem, adote atividade física, repouse diariamente, faça o que goste. Investir na saúde é criar condições para estar bem consigo e com a vida profissional, além de evitar o aumento do estresse, distúrbios psicológicos, dificuldade de relacionamento, queda de produtividade e adoecimento.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é diferente entre os indivíduos e cabe a você encontrar o equilíbrio necessário para ter uma vida de sucesso.

Ivone Vieira @ivonevieira

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter