Ferramentas de Marketing Digital

Ferramentas de Marketing Digital ajudarão a filtrar as informações mais importantes, a entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e a fazer o acompanhamento dos números.

Nessa matéria vamos listar algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente o que e como escolher as melhores opções para o seu time

Ferramentas de SEO

O SEO (search engine optimization) envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações para alcançar boas posições nos motores de busca.

Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.

Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são: SEMrush; Ahrefs; Ubersuggest e próprio buscador de palavras-chave do Google. 

Ferramentas de análise

As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos. Algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.

Exemplos de ferramentas de análise: Google Analytics e Kissmetrics.

Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.

Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, tráfego, engajamento entre outras coisas. Algumas das ferramentas mais populares são: SEMrush e BuzzSumo.

Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.  

Ferramentas de Design

Composição, tratamento de imagens, ilustração, criação de logos, design para web, edição de vídeo e muitas outras: praticamente todas as áreas do design têm espaço de atuação no Marketing Digital.

O visual de um site, blog e redes sociais é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar uma identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.

Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos. Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como: Gimp; Inkscape; Figma; Da Vinci; Blender; Krita; Scribus; Canva.

O designer gráfico fica responsável pela parte visual do projeto enquanto o profissional de marketing digital traz propostas sobre como divulgar a marca, os produtos e serviços.

Ferramentas de vídeos

Além das imagens, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público. Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.

Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer motion graphic, entre outras coisas.

Os vídeos são bons porque de uma forma rápida é possível transmitir uma mensagem clara para seus seguidores, enquanto atrai os usuários através do aspecto visual, cada vez mais importante nessas plataformas sociais.

O vídeo é um formato de conteúdo capaz de informar, entreter e emocionar sua audiência. Além disso, são práticos para visualização, o que facilita seu compartilhamento por usuários nas redes sociais.

Algumas ferramentas para edição de vídeos: InShot, KineMaster, CapCut, Adobe Premiere, YouCut e Alight Motion.

Ferramentas de Email Marketing

Não poderíamos deixar de fora as ferramentas de Email Marketing, até porque, esse é um dos elementos mais fundamentais de toda estratégia digital de sucesso.

Boas campanhas de e-mail são extremamente importantes para quem quer obter sucesso com o marketing digital, uma vez que ajudam a fortalecer o relacionamento com a audiência e contribuem ativamente com a jornada que o lead percorre.

Um bom conteúdo de e-mail faz a diferença no relacionamento com seus leads. Apesar de, com frequência, muita gente questionar a eficiência dos e-mails em uma estratégia de Inbound Marketing, a verdade é que, mais do que nunca, esse modelo de conteúdo se torna essencial para fortalecer relacionamentos e auxiliar leads a descerem pelo funil de vendas.

Algumas ferramentas de e-mail marketing: Mailchimp; GetResponse; Mailee. 

A função primordial das ferramentas de marketing digital é automatizar tarefas manuais que costumam tomar tempo e dificultam a priorização de atividades estratégicas. Além disso, elas dão mais agilidade e alcance ao volume de informação produzido, acelerando os processos.

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